Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37587
Título: | Impacto da fluência de leitura e da metacompreensão na compreensão da leitura |
Outro(s) título(s): | Impact of reading fluency and metacomprehension in reading comprehension |
Autor(es): | Collus, Jorge André Rocha Alves Soveral |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda Cadime, Irene Maria Dias |
Palavras-chave: | Fluência de leitura Estratégias metacognitivas Estratégias cognitivas Metacompreensão Compreensão da leitura Reading fluency Cognitive strategies Metacognitive strategies Metacomprehension Reading comprehension |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O objectivo deste estudo é o de analisar o efeito da fluência de leitura e de estratégias
cognitivas e metacognitivas de leitura na compreensão da leitura. Constituiu-se, para o
efeito, uma amostra de 171 alunos do 6.º ano de escolaridade do ensino básico. A
fluência de leitura foi avaliada a partir do número de palavras lidas corretamente por
minuto e as estratégias cognitivas e metacognitivas com a escala “Reading Strategy
Use”. A compreensão da leitura foi avaliada a partir dos resultados obtidos pelos alunos
no Exame Nacional de Português. Verificou-se que a correlação entre a fluência de
leitura e a compreensão da leitura foi estatisticamente significativa. Já as estratégias
cognitivas e metacognitivas apresentaram correlações baixas com a compreensão da
leitura. A análise de regressão linear usando como preditor a fluência de leitura
confirmou que esta variável é preditora da compreensão da leitura. São discutidos os
resultados obtidos e analisadas algumas das suas implicações práticas. The aim of this research is to study the impact of reading fluency, and cognitive and metacognitive reading strategies on reading comprehension. A sample of 171 6th grade students (basic education) was selected for that purpose. Reading fluency was assessed according to the number of correctly read words per minute, and cognitive and metacognitive strategies were measured according to the “Reading Strategy Use” scale. Reading comprehension was assessed according to the results obtained in the National Exams in Portuguese Language. The correlation between reading fluency and reading comprehension was statistically significant. However, cognitive and metacognitive strategies presented modest correlation with reading comprehension. Linear regression analysis using reading fluency as a predictor confirmed this variable to be a reading comprehension predictor. A discussion of the results achieved follows, together with the analysis of some of their practical implications. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37587 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jorge André Rocha Alves Soveral Collus.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |