Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37567

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, João A.por
dc.contributor.advisorElliott, Julianpor
dc.contributor.authorGomes, Cristina Maria da Silvapor
dc.date.accessioned2015-10-08T09:44:20Z-
dc.date.available2015-10-08T09:44:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37567-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA literatura não é consensual quanto à definição, causas e principais características da dislexia e, consequentemente, quanto ao seu diagnóstico. Tal facto tem algumas implicações teóricas e práticas aparentemente evidentes, mas tem igualmente implicações menos evidentes, que raramente são consideradas na literatura, como é o caso da constituição de amostras de sujeitos disléxicos em estudos empíricos. Tendo por base uma pesquisa bibliográfica com cerca de 689 artigos, publicados entre os anos de 1996 e 2014, o presente estudo pretendeu identificar os critérios de constituição das amostras em estudos sobre dislexia e avaliar o seu grau de homogeneidade. Os resultados sugerem a ausência de procedimentos estandardizados na constituição de amostras de sujeitos disléxicos. Verifica-se ainda que, para além da variedade de critérios de inclusão utilizados, os investigadores reconhecem num número significativo de profissionais as competências científicas e legais para a realização do diagnóstico de dislexia. Para além disso, os resultados mostram que os investigadores não são ainda capazes de distinguir de forma fiável grupos de sujeitos disléxicos e de sujeitos com outras dificuldades de aprendizagem da leitura que não a dislexia.por
dc.description.abstractThere is no clear consensus on the literature about the definition, causes and main characteristics of dyslexia as well as about its diagnosis. This drawback has some obvious and other not so obvious implications that are seldom considered in the literature, such as the inclusion and exclusion criteria in samples of dyslexic subjects. The present study intends to identify the criteria used by researchers in the constitution of samples of dyslexic subjects in empirical studies, and to understand the degree of homogeneity of these samples. Six hundred and eighty nine articles published between 1996 and 2014 in specialized journals, involving samples of dyslexic subjects, were reviewed. The results suggest that there is a significant variation in the inclusion and exclusion criteria used by researchers in the constitution of samples of dyslexic subjects. Also there are a significant number of different professionals involved in the diagnosis of dyslexic subjects in clinical samples. The results still suggest that researchers are not yet able to reliably discriminate between samples of dyslexic subjects and samples of subjects with other kinds of learning disabilities.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectCritérios de inclusãopor
dc.subjectConstituição de amostraspor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectDyslexiapor
dc.subjectInclusion criteriapor
dc.subjectSample constitutionpor
dc.subjectLearning disabilitiespor
dc.titleConstituição de amostras em estudos sobre dislexiapor
dc.title.alternativeConstitution of samples in studies on dyslexiapor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201172879por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologia-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Maria da Silva Gomes.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID