Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37545
Título: | Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students |
Outro(s) título(s): | Influência da compreensão oral, do reconhecimento de palavras e da fluência da leitura na compreensão da leitura em alunos do segundo ano |
Autor(es): | Rodrigues, Bruna Regina da Silva |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Listening comprehension Word recognition Oral reading fluency Reading comprehension Path analysis Compreensão oral Reconhecimento de palavras Fluência da leitura Compreensão da leitura Path analysis |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Empirical research has provided evidence about the importance of listening comprehension,
word recognition and oral reading fluency on reading comprehension. This study aims to
examine the direct effects of these three variables on reading comprehension and the indirect
effects of word recognition and listening comprehension on reading comprehension via oral
reading fluency. A sample of 325 second-grade students of elementary education completed a
battery of tests that assessed listening comprehension, word recognition, oral reading fluency
and reading comprehension. Path analysis showed that the direct effects of listening
comprehension, word recognition and oral reading fluency on reading comprehension were
statistically significant as well as the indirect effect of word recognition on reading
comprehension via oral reading fluency. Oral reading fluency was not a mediator variable of
the relationship between listening comprehension and reading comprehension. The results are
discussed and limitations of the study as well as guidelines for future research are presented. A investigação tem fornecido evidência empírica sobre a importância da compreensão oral, do reconhecimento de palavras e da fluência da leitura na compreensão da leitura. Este estudo pretendeu analisar os efeitos diretos destas três variáveis na compreensão da leitura e os efeitos indiretos do reconhecimento de palavras e da compreensão oral na compreensão da leitura via fluência da leitura. Uma amostra de 325 alunos do segundo ano do Ensino Básico realizou uma bateria de testes que avaliou a compreensão oral, o reconhecimento de palavras, a fluência da leitura e a compreensão da leitura. A path analysis demonstrou que os efeitos diretos da compreensão oral, do reconhecimento de palavras e da fluência da leitura na compreensão da leitura foram estatisticamente significativos bem como o efeito indireto do reconhecimento de palavras na compreensão da leitura via fluência da leitura. A fluência da leitura não foi uma variável mediadora da relação entre a compreensão oral e a compreensão da leitura. Os resultados obtidos são discutidos e são apresentadas limitações do estudo bem como orientações para investigações futuras. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37545 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruna Regina da Silva Rodrigues.pdf Acesso restrito! | 2,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |