Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37520
Título: | A educação pelos pares: críticas a uma estratégia de intervenção social |
Autor(es): | Silva, Mara |
Palavras-chave: | Educação pelos pares Críticas Síntese Peer education Critiques Synthesis |
Data: | 2015 |
Editora: | Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA-UMinho) |
Revista: | ComTextos |
Resumo(s): | A educação entre pares formalizada tem sido cada vez mais utilizada em projetos que
visam a promoção da saúde e a mudança social. Apesar de, no geral, a produção científica
que se debruça sobre a Educação pelos Pares efetuar uma apreciação positiva do seu uso,
também lhe têm sido apontadas várias falhas. Com o objetivo de contribuir para um
melhor conhecimento desta prática, e consequentemente para o melhoramento do seu uso
social, procedeu-se a uma revisão teórica dos principais argumentos contra realizados até
ao presente. Identificando-os, sintetizando-os e refletindo sobre eles, foi possível perceber
que as principais críticas realizadas ao uso da Educação pelos Pares podem ser reunidas
em dois grandes grupos: a) um de cariz teórico-concetual (considerado pouco robusto;
ambíguo); b) e um de cariz operacional, com falhas diversas apontadas ao nível dos
processos (onde se destaca a falta de atenção para com os constrangimentos sociais), e ao
nível dos resultados. Conclui-se que as críticas elencadas no geral não serviram para
abalar a disseminação da Educação pelos Pares, seguindo a resposta dos atores sociais no
sentido/tentativa de integrar algumas das críticas produzidas. Formalized Peer Education has been increasingly used in projects focused on health promotion and social change. Although overall scientific production on the use of Peer Education make a positive assessment of its use, there are also several identified failures. In order to contribute to a better understanding of this practice and consequently to improve its social use, a theoretical review of its main critiques was conducted. Through the identification, synthesis and reflection on the critiques of Peer Education it was possible to assemble them into two main groups: a) one of theoretical and conceptual nature (considered inconsistent, ambiguous); b) and the other of operational nature, with several flaws identified in terms of processes (where the lack of attention to the social constraints must be highlighted), and in terms of results. It is concluded that the criticisms listed in general have not served to undermine the spread of Peer Education, with social actors trying to respond in a way/attempt to integrate some of the criticisms made. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37520 |
ISSN: | 2182-7672 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CICS-UMINHO - ComTextos | CICS-UMINHO working papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ComTextos série 2 nº 1_Mara Silva.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons