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https://hdl.handle.net/1822/37282
Título: | Assistente pessoal para suporte ao ensino da leitura do português a crianças |
Outro(s) título(s): | A personal assistant for supporting teaching of reading the Portuguese language to children |
Autor(es): | Silva, Diogo Ferreira Soares da |
Orientador(es): | Belo, Orlando Barros, José Bernardo |
Palavras-chave: | Sistemas de ensino inteligentes Agentes pessoais Ferramentas de ensino Linguagem oral e abordagem à escrita Ensino do português Intelligent teaching systems Personal agents Teaching tools Oral language and approach to writing Portuguese teaching |
Data: | 12-Dez-2014 |
Resumo(s): | Os ITS (Intelligent Tutoring Systems) são sistemas informáticos que se enquadram na área de
Inteligência Artificial e têm por objetivo permitir a um aluno o acesso a um processo de
aprendizagem eficaz. Geralmente, estes sistemas são comparados a professores e a sua
constituição desenvolve-se normalmente, em quatro componentes base, nomeadamente: o modelo
do domínio, o modelo do aluno, o modelo do tutor e, por fim, o modelo de interface com o
utilizador. Para alcançar o seu objetivo principal (uma aprendizagem orientada, completa e eficaz) é
necessário que os ITS possuam uma base de conhecimento fiável e sustentável especialmente
orientada para o tema a ser ensinado. Atendendo ao objetivo desta dissertação, que assenta na
criação de um assistente pessoal para auxiliar o educador(a) no desenvolver do domínio da
linguagem oral e abordagem à escrita, foi escolhido como base de trabalho o método de ensino e
tutoria da Cartilha Maternal de João de Deus. Deste modo, o ITS a desenvolver deverá ser
autónomo, fácil de utilizar e, bem como ter a capacidade de planear e organizar as ações, conforme
o utilizador em questão e de forma, apoiá-lo na atividade a realizar. Neste trabalho de dissertação,
exporemos e explicaremos o processo de desenvolvimento que foi levado a cabo para a produção
do referido sistema. ITS (Intelligent Tutoring Systems) are systems that fall under the area of Artificial Intelligence and aim to allow a student to access an effective learning process. Generally, these systems are compared to teachers and its incorporation develops normally in four basic components, namely: The domain model, the student model, the tutor model and, finally, the interface with the user model. To achieve its primary objective (learning-oriented, comprehensive and effective) it is necessary that ITS have a reliable and sustainable knowledge base especially oriented to the topic being taught. Given the objective of this dissertation, based on the creation of a personal assistant to assist the educator in developing the field of oral language and approach to writing, the “Cartilha Maternal João de Deus” was chosen as a basis method of teaching and mentoring. Thus, the ITS to develop should be autonomous, easy to use and have the ability to plan and organize the users actions and so, support them in the activity that’s to be perform. In this dissertation, we will expose and explain the development process that’s carried out for the production of such a system. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37282 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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