Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36483

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Micaelapor
dc.contributor.authorJoana Raquel Faria depor
dc.contributor.authorCosta, Natália Maria Barbosa de Sousapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2015-07-28T14:49:35Z-
dc.date.available2015-07-28T14:49:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMARQUES, Maria Micaela, SOUSA, Joana, COSTA, Natália & PACHECO, José Augusto (2015). Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática do Ensino Básico em Portugal, Revista Meta:Avaliação [1], 7 (19), 58-84por
dc.identifier.issn2175-2753por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36483-
dc.description.abstractNeste artigo são apresentados resultados de um estudo empírico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matemática do 2º e 3º ciclos do ensino básico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas são um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do currículo centrada em testes e standards. Através duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matemática revelam a tendência de apropriação específica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nível das suas práticas curriculares e pedagógicas, bem como a sua adesão à avaliação externa das aprendizagens, concretizada através da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matemática, cujos efeitos mais evidentes são a valorização dos resultados académicos e a seriação das escolas.por
dc.description.abstractThis article presents the results of an empirical study on the impact and effects of the implementation of national external Math tests, on the 2nd and 3rd cycles of basic education, in teacher professional development. The national tests are a factor of legitimization of practices anchored in the curriculum approach focused on tests and standards. Through a quantitative methodology, the respondents’ data verifies (n = 179) that Math teachers reveal a specific language appropriation trend of valuing the external evaluation of learning in terms of their curricular and pedagogical practices, as well as their adherence to the external assessment of learning, achieved through the realization of a Mathematics cycle’s final tests, whose clearest effects are the enhancement of academic results and school ranking.por
dc.description.abstractEn este artículo se presentan los resultados de un estudio empírico sobre el impacto de la realización de los exámenes nacionales finales de matemáticas, en el segundo y tercer ciclos de la enseñanza básica, en el desarrollo profesional docente. Así, estos exámenes son un factor de legitimidad de prácticas basadas en el abordaje del currículo centrado en pruebas y en estándares. A través de una metodología cuantitativa, se verifica que los profesores de matemáticas (n=179) tienden, por una parte, a apropiarse del lenguaje de valoración de la evaluación externa de los aprendizajes al nivel de sus prácticas curriculares y pedagógicas y, por otra parte, apoyan la evaluación externa de los aprendizajes, alcanzada a través de la realización de los exámenes finales de ciclo en la asignatura de matemáticas, cuyos efectos más evidentes son la valoración de los resultados académicos y la clasificación de los colegios.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação CESGRANRIOpor
dc.relationEste trabalho é financiado por fundos FEDER através do programa operacional fatores de competitividade – compete e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectAprendizagenspor
dc.subjectProvas nacionaispor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectExternal evaluationpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectNational testspor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectEvaluación externapor
dc.subjectAprendizajespor
dc.subjectExámenes nacionalespor
dc.subjectDesarrollo profesionalpor
dc.titleEfeitos da avaliação externa das aprendizagens no desenvolvimento profissional de professores de matemática do ensino básico em Portugalpor
dc.title.alternativeEffects of learning external evaluation in the professional development of basic education mathematics teachers in Portugal-
dc.title.alternativeEfectos de la evaluación externa de los aprendizajes en el desarrollo profesional de profesores de matemáticas de la enseñanza básica en Portugal-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage58por
oaire.citationEndPage84por
oaire.citationIssue19por
oaire.citationTitleRevista meta: avaliaçãopor
oaire.citationVolume7por
sdum.journalRevista Meta: Avaliaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015 Artigo Meta avaliação Efeitos da avaliação externa.pdf691,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID