Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36468

TítuloProcessos - chave do sistema de gestão da qualidade na resposta social centro de dia
Autor(es)Fernandes, Ana Catarina Araújo
Orientador(es)Matos, Alice Delerue
Palavras-chaveSistema de gestão da qualidade
Mudança
Sustentabilidade
Qualidade
Quality management system
Changing
Sustainability
Quality
Data2015
Resumo(s)O presente relatório é resultado de um estágio curricular de seis meses, realizado no Centro Social da Paróquia de Adaúfe. Os objetivos propostos partiram de carências detetadas pela própria instituição, pois necessita de metodologias de trabalho que melhorem e atualizem os seu serviços, neste sentido, foi iniciada a implementação de alguns procedimentos-chave segundo o Manual da Qualidade do Instituto da Segurança Social (ISS). O Manual da Qualidade (ISS), é atualmente um instrumento de trabalho que apoia e orienta as instituições na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), nas diversas Respostas Sociais. Este exemplar, apresenta processos-chave que são indispensáveis para o bom funcionamento e organização das instituições, independentemente de terem ou não o SGQ implementado. No decurso do estágio foram desenvolvidos os processos de Candidatura, de Admissão, das Atividades Socioculturais e dos Cuidados pessoais e de Saúde para cada utente e a elaboração do respetivo Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Individual. Em torno de todo o processo é também primordial refletir, de forma critica, os Processos- Chave do Modelo da Qualidade do ISS e perceber sua dinâmica, considerando a mudança organizacional que implicou e a sua importância para a sustentabilidade da instituição. O método de Investigação-ação foi a estratégia de pesquisa utilizada, optando pelo paradigma sócio-critico, tendo sempre em conta a natureza múltipla dos contextos em estudo. As técnicas utilizadas foram a pesquisa documental e a observação participante direta, de modo a existir uma maior aproximação e compreensão da realidade, veiculando a mudança e o conhecimento. Da experiência do estágio e tendo em conta as atividades desenvolvidas, podemos considerar que este é um processo complexo, pois exige um trabalho multidisciplinar que promove a organização da prática profissional, melhora e valoriza a gestão da documentação/ processos e desenvolve a mudança organizacional e a melhoria contínua do trabalho realizado difundindo transparência, organização e sustentabilidade na instituição.
The present report results of a curricular stage with six months of duration, realized in “Centro Social da Paróquia de Adaúfe”. The objectives proposed were defined through lacks detected in the institution, which it needed work methodologies to update and improve their services. In this way, it was implemented some key-procedures through the Manual of Quality of “Instituto da Segurança Social” (ISS). Now, the Manual of Quality (ISS) is one work instrument that supports and guide Institutions on implementation of Quality Management System in several Social Requests. These Manual, presents key-process that are extremely important to the correct function and organization of Institutions, despite having or not implemented the Quality Management System. During the stage it was developed the processes of Candidature, Admission, Sociocultural Activities and Personal and Health Cares of each user and it was elaborated the respective Social Diagnostic and the Plan of Individual Development. Around of all process it is important to think, with critic form, the Key-Processes of ISS Quality Model and understand its dynamic, considering the organization changing occurred and its importance for institution sustainability. The method of Investigation-Action was the strategy of research used, choosing the paradigm socio-critical, and always taking in consideration the multiple nature of the contexts in study. The techniques used were documental research with direct participant observation, in order to gain one larger approximation and understanding of reality, which promote changing and knowledge. Through the experience of stage and having in account all activities developed, it’s possible to consider that these process is very complex, because it needs one multidisciplinary work that promotes the organization of professional practise and improvement. This enriches the management of documents and processes, developing the organization changing and continuous improvement of work realized, exhibiting transparency, organization and sustainability in institution.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Sociologia (área de especialização em Políticas Sociais e Desenvolvimento)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36468
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO_Ana Catarina Araújo Fernandes_2015.pdf4,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID