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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Carolina-
dc.contributor.advisorBraga, Teresa Alexandra Gavinha-
dc.contributor.authorSousa, Sylvie Costa depor
dc.date.accessioned2015-07-28T09:07:26Z-
dc.date.available2015-07-28T09:07:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36454-
dc.descriptionProjeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanospor
dc.description.abstractFace a uma crescente globalização dos mercados, a internacionalização das empresas representa, cada vez mais, uma vantagem competitiva. O recrutamento de colaboradores para uma sucursal no estrangeiro surge, desde logo, como um processo basilar. Num contexto atual em que se vivem a nível nacional condições adversas marcantes, nomeadamente a precaridade laboral e económica, as empresas portuguesas deparam-se com esta mesma realidade e, por conseguinte, com inúmeros desafios. Indubitavelmente importa que as organizações estejam cientes das implicações (pessoais e profissionais) que decorrem da mobilidade dos colaboradores, designadamente no que concerne a adaptação cultural dos mesmos à envolvente (nacional e organizacional) do país de destino. Sendo a adaptação cultural considerada como um fator preponderante do sucesso de uma missão internacional, torna-se imprescindível preparar e facilitar este período. Neste sentido, num primeiro momento, realizámos uma identificação de lacunas a colmatar numa PME portuguesa através de entrevistas a colaboradores atualmente a laborar na sua filial em Argel, tendo sido evidenciadas a inexistência de preparação prévia à missão e a importância da formação intercultural. Num segundo momento, optámos por recorrer à aplicação de um inquérito e de uma escala de sensibilidade cultural junto dos colaboradores atualmente em missão de modo a identificar potenciais fatores que facilitem a adaptação a um novo contexto cultural e apresentar áreas relevantes de formação intercultural a ministrar antes da partida para Argélia. Na sequência dos resultados obtidos, concluiu-se que a formação intercultural seria uma mais-valia para a adaptação cultural dos colaboradores, pelo que foi sugerido um conjunto de áreas de formação entre as quais se destaca a aprendizagem de francês e de informações contextuais (sobre o país, o seu povo e a sua cultura).por
dc.description.abstractTaking into account the growing markets globalization, companies’ internationalization is increasingly becoming a competitive advantage. Therefore, the recruitment of employees to a subsidiary abroad appears to be a basic process. In present days, characterized by labour and economic adverse conditions at a national level, Portuguese companies deal with this same reality needing to face many and deep challenges. Undoubtedly, companies have to be aware of the personal and professional implications resulting from employees’ mobility, specifically with regard to their cultural adjustment to the national and organizational environment, in the destination country. According to the fact that cultural adjustment is seen as a major factor to determine the success of an international mission, it becomes essential to prepare and facilitate this period. In this regard, and first of all, we began to try to identify gaps to be filled within a Portuguese SME by interviewing the workers engaged in a subsidiary in Algeria. The results of this qualitative analysis showed the lack of pre-departure preparation and the significance of the intercultural training. In a second stage, we have chosen to apply a survey and an intercultural sensitivity scale to the employees “in mission” to detect potential factors that may facilitate the adaptation to a new cultural context and to present relevant areas of intercultural training (given before the departure to Algeria). Finally, following the achieved results, it was concluded that intercultural training would be a great asset to the cultural adaptation of employees. Therefore, we suggested a set of training areas among which we highlight French and contextual training (information about the country, its own people and its culture).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMissão internacionalpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectAdaptação culturalpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectArgéliapor
dc.subjectInternational missionpor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectCultural adjustmentpor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectAlgeriapor
dc.titleFormação para a adaptação a um novo contexto cultural: o caso de uma PME em Argéliapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc658.3-
dc.subject.udc316.334.2-
dc.identifier.tid201076063por
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão-
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