Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36333

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Sarapor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereirapor
dc.date.accessioned2015-07-22T13:16:55Z-
dc.date.available2015-07-22T13:16:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCruz, S., Lencastre, J. A., & Coutinho, C. (2015). Edição criativa de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos na escola: um estudo exploratório. In Tomé, Irene (coord.), Proceedings of the X International Symposium EUTIC 2014 The Role of ICT in the Design of Informational and Cognitive Processes (pp. 279-288). Lisbon: CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas / FCSH / Universidade Nova de Lisboa.por
dc.identifier.isbn978-989-95846-2-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36333-
dc.description.abstractO artigo apresenta um estudo exploratório que teve por objetivo perceber se através da edição criativa de vídeos explicativos pelos próprios alunos, estes desenvolvem competências sobre os conceitos trabalhados, para assim identificar as mais-valias do vídeo no processo de ensino-aprendizagem. No processo investigativo optámos por uma metodologia mista, envolvendo a recolha de dados quantitativos e qualitativos. O estudo iniciou-se com a recolha de threshold concepts junto dos professores. Prosseguiu com a edição criativa de vídeos pelos alunos e partilha num ecrã público. A análise dos dados permitiu perceber que foi uma experiência enriquedora para os alunos, que alguns professores já recorrem ao vídeo na sua prática letiva, que a construção colaborativa de vídeo favorece a motivação dos alunos e que a tecnologia com que lidam diariamente pode aliar-se à pedagogia sob orientação especializada.por
dc.description.abstractThe paper presents an exploratory study that aimed to comprehend if with creative video editing students develop competences about the threshold concepts studied, so as to identify the gain of using video in the teaching and learning practice. In the research process we adopted a mixed methodology involving quantitative and qualitative data collection. The study began with gathering the threshold concepts among teachers. Continued with creative video editing by students and sharing it in a public display. Data analysis allowed us to realize that some teachers already use video in their teaching practice, that the collaborative dimension in video making promotes students’ motivation, and that the technology that young people deal daily could be associated with pedagogy under expert guidance.por
dc.description.sponsorship7.º Programa- Quadro da Comunidade Europeia (FP7 / 2007-2013) ao abrigo do contrato de concessão no. 317964 JUXTALEARN.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa. Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas (CITI)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/317964/EUpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEdição criativa de vídeopor
dc.subjectThreshold conceptspor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEducação formalpor
dc.subjectCreative video editingpor
dc.subjectTechnologiespor
dc.subjectFormal educationpor
dc.titleEdição criativa de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos na escola: um estudo exploratóriopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage279por
oaire.citationEndPage288por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationTitleProceedings of the X International Symposium EUTIC 2014por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationProceedings of the X International Symposium EUTIC 2014-
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
54_2015_EUTIC2014_Cruz_Lencastre_Coutinho.pdf9,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID