Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35987

TítuloSentimento do investidor nos mercados da Alemanha e do Reino Unido
Outro(s) título(s)Investor sentiment in the German and British markets
Autor(es)Dias, Diana Raquel Fernandes Santos Pereira
Orientador(es)Leal, Cristiana Maria da Silva Cerqueira
Palavras-chaveSentimento do investidor
Medidas diretas e indiretas
Empresas financeiras e não financeiras
Impacto em rendibilidades de mercado
Impacto a nível transversal
Investor sentiment
Direct and indirect measures
Financial and non financial companies
Timent and aggregate market returns
Sentiment and the cross-section of returns
Data2015
Resumo(s)Esta dissertação estuda o impacto do sentimento do investidor em rendibilidades agregadas de mercado e a nível transversal, em horizontes temporais de 1, 6 e 12 meses, nos mercados acionistas da Alemanha e do Reino Unido. O sentimento é representado por uma medida direta (Índice de Confiança do Consumidor) e por uma medida indireta (Índice de Sentimento, que integra as proxies volume e rendibilidades iniciais de IPOs, volume de transação e prémio de volatilidade). O seu impacto é testado no mercado total, e em subconjuntos de empresas financeiras e não financeiras. O período temporal decorre entre 1 de Janeiro de 1999 e 31 de Outubro de 2014 (190 meses), tendo os dados uma periodicidade mensal. A análise de componentes principais efetuada na construção do Índice de Sentimento e as análises de regressão linear realizadas para testar o impacto do sentimento constituem as principais metodologias implementadas. Os resultados demonstram a capacidade preditiva contrária do sentimento do investidor das rendibilidades agregadas, apenas no mercado alemão, em todos os horizontes temporais e para todos os conjuntos de mercado (mercado total e subconjuntos). Esta ocorre mais tarde nas empresas financeiras. Os resultados obtidos a nível transversal, ainda que pouco expressivos, indicam, no mercado alemão, que as caraterísticas que atribuem maior sensibilidade ao sentimento do investidor são o pagamento de dividendos, no mercado total e empresas não financeiras, e as dificuldades financeiras que enfrentam, nas empresas financeiras. O “Risco total” é um fator globalmente relevante. No mercado britânico, onde são obtidos resultados escassos e contrários ao esperado, o potencial de crescimento das empresas é a caraterística mais relevante. Deste modo, é confirmada a existência de impacto do sentimento de forma consistente apenas na Alemanha, sendo verificada no mercado britânico a sua quase total ausência. A principal conclusão a destacar é a profunda diferenciação observada entre as medidas de sentimento estudadas, que é refletida numa consistente distinção do horizonte temporal em que demonstram capacidade preditiva. O Índice de Confiança do Consumidor capta o impacto do sentimento nos horizontes mais curtos (1 e 6 meses) e o Índice de Sentimento no horizonte mais longo (12 meses). Estes resultados parecem demonstrar a relevância da adequação da medida de sentimento escolhida ao horizonte temporal estudado.
This thesis studies how investor sentiment affects stock returns in the aggregate market and in the cross-section, for forecast horizons of 1, 6, and 12 months, in Germany and in the United Kingdom. Investor sentiment is represented by a direct measure (Consumer Confidence Index) and an indirect measure (Sentiment Index, that includes the sentiment proxies number of IPOs, initial returns on IPOs, market turnover and volatility premium). Its impact is tested in the total market and in groups of financial and non-financial companies. The sample period includes monthly data from January 1, 1999 to October 31, 2014 (190 months). The methodological approach follows a principal component analysis, implemented in the construction of the Sentiment Index, and linear regression analysis to test investor sentiment impact. The results show that investor sentiment negatively forecasts aggregate market returns, only in the German market, in all horizons, for the total market and subsets. This impact occurs later in financial companies. In the cross-section, results are weaker. These findings suggest that, in the German market, the characteristics more influenced by investor sentiment are the dividend payment, in the total market and in non-financial companies, and distress, in financial companies. Total risk is a relevant factor for the total market and subsets. In the British market the results are scarce and in the opposite direction to prior empirical work. In this market, growth opportunities is the most important factor. Investor sentiment impact is consistently observed only in Germany. In the British market it is almost absent. The key conclusion of this thesis is the substantial difference observed between the sentiment measures. This is reflected on a solid difference of the forecast horizon where its predictive capability is showed. Consumer Confidence Index has its major impact in the shorter horizons (1 and 6 months) and Sentiment Index in the longest (12 months). These results prove the importance of adjusting the sentiment measures to the forecast horizon.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Finanças
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35987
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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