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https://hdl.handle.net/1822/35959
Título: | A Importância do brand love na explicação do consumo e relacionamentos com as marcas de luxo |
Autor(es): | Oliveira, Mafalda Filipa Baptista de |
Orientador(es): | Nobre, Helena |
Palavras-chave: | Marcas de luxo Consumo simbólico Relacionamento com a marca de luxo Brand love Luxury brands Symbolic consumption Luxury brand relationships |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O estudo dos relacionamentos que os consumidores estabelecem com as
marcas de luxo implica o reconhecimento e compreensão dos significados que
estes trazem para as suas vidas, aquando do seu envolvimento no consumo
simbólico. Surge, assim, como natural estabelecer uma relação entre o conceito
de relacionamento com a marca de luxo e o conceito de brand love.
Ao analisar os relacionamentos do consumidor com a marca, duas categorias de
consumo são considerados: o consumo público e o consumo privado.
O presente trabalho tem por objetivo analisar em que medida o brand love
permite explicar os relacionamentos que o consumidor e estabelece com as
suas marcas de luxo favoritas.
O estudo seguiu uma metodologia quantitativa, com recolha de informação
através da aplicação de questionário a uma amostra de 216 consumidores. Os
resultados indicaram que quando um consumidor adquire uma marca de luxo,
tende a fazê-lo devido à ligação sentida com a mesma; e que o consumo
privado da marca de luxo é influenciado pela dimensão simbólica que ele lhe
atribui. The study of relationships that consumers develop with luxury brands requires both the recognition and understanding of the meanings that luxury brands bring to their lives, when they get involved in symbolic consumption. Within the scope of luxury brands, it seems natural to establish a relationship between the concept of consumer-brand relationship and brand love. Luxury brand relationships were analyzed according two consumption categories: public and private. This study aims to examine the extent to which the brand love can explain the relationship that consumers establish their favorite luxury brands. The study followed a quantitative method. The data was collected through a survey on a sample of 216 luxury brand consumers, The results indicated that a consumer tend to purchase a luxury brand due to the connection he feels with it; and the private consumption of luxury brands is influenced by the symbolic dimension that consumers associate to them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35959 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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