Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35846

TítuloAs aplicações hipermédia podem promover o sucesso escolar e a autorregulação da aprendizagem? Análise da eficácia de uma aplicação hipermédia
Autor(es)Pinto, Ricardo Manuel Neves
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Rosário, Pedro
Data16-Dez-2014
Resumo(s)A globalização e a revolução tecnológica potenciaram novos desafios e oportunidades em diversas áreas, nomeadamente na educação. No caso particular da Matemática, dados os resultados menos positivos dos alunos portugueses em provas nacionais e internacionais, a utilização correta da tecnologia, com a incorporação de alguns pressupostos educativos propostos nesta investigação, pode contribuir para a melhoria desses resultados. O mesmo acontece se promovermos, nos ambientes tecnológicos, a autorregulação da aprendizagem (ARA), construto fundamental nos processos de aprendizagem com implicações no sucesso escolar. Esta investigação incorpora contribuições da tecnologia, da Matemática e da psicologia da educação na construção de uma aplicação hipermédia (inserida na plataforma Hypatiamat). Primeiramente foi construída uma aplicação hipermédia dinâmica e interativa sobre o Teorema de Pitágoras (TP) tendo em atenção alguns pressupostos (e.g., andaimagem, inclusão de um tutor digital, feedback adaptado, ARA). Posteriormente, e usando esta aplicação, desenvolvemos a nossa investigação seguindo um modelo quasi-experimental com avaliação pre-post com três grupos da variável independente. Participaram nesta investigação 62 professores, 120 turmas e 2862 alunos do 8.º ano de escolaridade. Pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da aplicação do TP nos resultados académicos em Matemática, nos processos de ARA dos alunos e na autoeficácia (AE) a Matemática. Para isso, e antes de lecionado o conteúdo do TP, foi ministrada uma ação de formação a todos os docentes envolvidos na investigação e foram criados três grupos com as seguintes condições: no primeiro grupo, GE1, os alunos aprenderam os conteúdos de uma unidade curricular (Teorema de Pitágoras, TP) utilizando a aplicação hipermédia e o seu guião autorregulatório como suporte para as aprendizagens; no GE2 os alunos foram informados pelos professores da existência da aplicação, mas não a utilizaram na sala de aula como recurso para as aprendizagens. No terceiro grupo, GC, os alunos não foram informados da existência da aplicação. Os resultados do pré-teste revelaram que os grupos participantes eram equivalentes nos domínios do conhecimento prévio, na ARA e na AE. Após a intervenção, os resultados obtidos confirmam a eficácia da ferramenta na aprendizagem do conteúdo de matemática do TP e dos processos de autorregulação da aprendizagem. Os grupos GE1 e GE2 apresentaram diferenças estatisticamente significativas nas variáveis tomadas face ao GC, e o GE1 apresentou resultados superiores face ao GE2 nas mesmas variáveis. Globalmente, os resultados indicaram que as aplicações hipermédia baseadas nos pressupostos educativos já referidos podem contribuir para melhorar os resultados académicos a Matemática e os processos de autorregulação da aprendizagem.
Globalization and technological revolution created new challenges and opened new avenues in several areas, namely in Education. Particularly concerning Maths, and due to the poor results of Portuguese students in national and international assessments, the proper use of technology combined with some educational assumptions referred in the present research work, may contribute to the improvement of our students academic results. The same is supposed to happen when one attends to self-regulated learning (SRL) – a fundamental construct – and incorporates it in technological environments as it may have clear repercussions in the enhancement of achievement. The current research combines contributions from Technology, Maths and Educational Psychology in its design and construction of the hypermedia application used (the one presented in the Hypatiamat site). Initially, a dynamic and interactive hypermedia application about The Pythagorean Theorem (TP) has been built, having some essential assumptions in mind (e.g., scaffolding, inclusion of a digital tutor, adjusted feedback, SRL). After this first step, while using this application, the study has been developed following a quasi- experimental model with a preposttest evaluation of the three independent variable groups under research. A sample of 62 teachers, 120 classes and 2862 students from the 8th grade enrolled in the study. The aim was to evaluate the impact of using the application with TP in the academic results of Maths, in the students’ SRL processes and in self-efficacy (SE) for Maths. Therefore, and prior to the teaching of the TP contents, a guided teaching aid was tutored to every teacher involved, and three groups were created according to the following experimental conditions: in the first group, named GE1, students learned the contents of the curricular Unit (Pythagorean Theorem - TP) using the hypermedia application and its SRL Framework as a learning support; in the second group, named GE2, students were informed about the application, but they did not actually use it as a learning support and, lastly, in the third group, named GC, students followed a regular learning pattern and were not even informed about the existing application. The pre-test results revealed that students in the assigned groups achieved similar in terms of prior knowledge in the domain, in SRL and SE. After the intervention, the results confirm the relevance and efficiency of this tool to learn the Maths TP contents along with the selfregulated learning processes. The groups GE1 and GE2 presented statistically significant differences in the executed variables comparing to GC; the students in GE1 achieved better results than students in GE2, when considering the same variables. In general, findings show that the hypermedia applications, based on the educational assumptions previously mentioned, may contribute to improve students’ academic results in Maths as well as their self-regulated learning processes.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35846
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Manuel Neves Pinto.pdf4,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID