Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35846
Título: | As aplicações hipermédia podem promover o sucesso escolar e a autorregulação da aprendizagem? Análise da eficácia de uma aplicação hipermédia |
Autor(es): | Pinto, Ricardo Manuel Neves |
Orientador(es): | Silva, Bento Duarte da Rosário, Pedro |
Data: | 16-Dez-2014 |
Resumo(s): | A globalização e a revolução tecnológica potenciaram novos desafios e oportunidades em
diversas áreas, nomeadamente na educação. No caso particular da Matemática, dados os
resultados menos positivos dos alunos portugueses em provas nacionais e internacionais, a
utilização correta da tecnologia, com a incorporação de alguns pressupostos educativos
propostos nesta investigação, pode contribuir para a melhoria desses resultados. O mesmo
acontece se promovermos, nos ambientes tecnológicos, a autorregulação da aprendizagem
(ARA), construto fundamental nos processos de aprendizagem com implicações no sucesso
escolar.
Esta investigação incorpora contribuições da tecnologia, da Matemática e da psicologia da
educação na construção de uma aplicação hipermédia (inserida na plataforma Hypatiamat).
Primeiramente foi construída uma aplicação hipermédia dinâmica e interativa sobre o Teorema
de Pitágoras (TP) tendo em atenção alguns pressupostos (e.g., andaimagem, inclusão de um
tutor digital, feedback adaptado, ARA). Posteriormente, e usando esta aplicação, desenvolvemos
a nossa investigação seguindo um modelo quasi-experimental com avaliação pre-post com três
grupos da variável independente. Participaram nesta investigação 62 professores, 120 turmas e
2862 alunos do 8.º ano de escolaridade.
Pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da aplicação do TP nos resultados
académicos em Matemática, nos processos de ARA dos alunos e na autoeficácia (AE) a
Matemática. Para isso, e antes de lecionado o conteúdo do TP, foi ministrada uma ação de
formação a todos os docentes envolvidos na investigação e foram criados três grupos com as
seguintes condições: no primeiro grupo, GE1, os alunos aprenderam os conteúdos de uma
unidade curricular (Teorema de Pitágoras, TP) utilizando a aplicação hipermédia e o seu guião
autorregulatório como suporte para as aprendizagens; no GE2 os alunos foram informados pelos
professores da existência da aplicação, mas não a utilizaram na sala de aula como recurso para
as aprendizagens. No terceiro grupo, GC, os alunos não foram informados da existência da
aplicação.
Os resultados do pré-teste revelaram que os grupos participantes eram equivalentes nos
domínios do conhecimento prévio, na ARA e na AE. Após a intervenção, os resultados obtidos
confirmam a eficácia da ferramenta na aprendizagem do conteúdo de matemática do TP e dos
processos de autorregulação da aprendizagem. Os grupos GE1 e GE2 apresentaram diferenças
estatisticamente significativas nas variáveis tomadas face ao GC, e o GE1 apresentou resultados
superiores face ao GE2 nas mesmas variáveis. Globalmente, os resultados indicaram que as
aplicações hipermédia baseadas nos pressupostos educativos já referidos podem contribuir para
melhorar os resultados académicos a Matemática e os processos de autorregulação da
aprendizagem. Globalization and technological revolution created new challenges and opened new avenues in several areas, namely in Education. Particularly concerning Maths, and due to the poor results of Portuguese students in national and international assessments, the proper use of technology combined with some educational assumptions referred in the present research work, may contribute to the improvement of our students academic results. The same is supposed to happen when one attends to self-regulated learning (SRL) – a fundamental construct – and incorporates it in technological environments as it may have clear repercussions in the enhancement of achievement. The current research combines contributions from Technology, Maths and Educational Psychology in its design and construction of the hypermedia application used (the one presented in the Hypatiamat site). Initially, a dynamic and interactive hypermedia application about The Pythagorean Theorem (TP) has been built, having some essential assumptions in mind (e.g., scaffolding, inclusion of a digital tutor, adjusted feedback, SRL). After this first step, while using this application, the study has been developed following a quasi- experimental model with a preposttest evaluation of the three independent variable groups under research. A sample of 62 teachers, 120 classes and 2862 students from the 8th grade enrolled in the study. The aim was to evaluate the impact of using the application with TP in the academic results of Maths, in the students’ SRL processes and in self-efficacy (SE) for Maths. Therefore, and prior to the teaching of the TP contents, a guided teaching aid was tutored to every teacher involved, and three groups were created according to the following experimental conditions: in the first group, named GE1, students learned the contents of the curricular Unit (Pythagorean Theorem - TP) using the hypermedia application and its SRL Framework as a learning support; in the second group, named GE2, students were informed about the application, but they did not actually use it as a learning support and, lastly, in the third group, named GC, students followed a regular learning pattern and were not even informed about the existing application. The pre-test results revealed that students in the assigned groups achieved similar in terms of prior knowledge in the domain, in SRL and SE. After the intervention, the results confirm the relevance and efficiency of this tool to learn the Maths TP contents along with the selfregulated learning processes. The groups GE1 and GE2 presented statistically significant differences in the executed variables comparing to GC; the students in GE1 achieved better results than students in GE2, when considering the same variables. In general, findings show that the hypermedia applications, based on the educational assumptions previously mentioned, may contribute to improve students’ academic results in Maths as well as their self-regulated learning processes. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35846 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Manuel Neves Pinto.pdf | 4,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |