Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35838
Título: | A revisão textual: aprender a rever textos em colaboração |
Outro(s) título(s): | Textual revision: lear to revise texts in collaboration |
Autor(es): | Oliveira, Maria Armanda Matos |
Orientador(es): | Dias, Maria dos Anjos Flôr |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Numa turma do 2.º ano de escolaridade, foram identificados problemas ao nível
da produção escrita e da capacidade de aceitar a opinião dos outros. Neste sentido, foi
desenvolvido um projeto de intervenção com o principal objetivo de através da revisão
conjunta de um texto, ajudar os alunos a melhorar o seu conhecimento a respeito de
conteúdos linguísticos e metalinguísticos e também a sua capacidade de colaboração no
processo de revisão textual.
Como o pretendido era proceder à melhoria da problemática identificada, a
metodologia de investigação-ação surgiu como a opção mais adequada. Sendo assim,
este projeto conciliou a dimensão investigativa com a interventiva.
A tarefa de revisão textual surgiu como uma forma de levar os alunos a refletirem
sobre a qualidade dos seus textos e deste modo, contribuir para a sua melhoria. Tendo
em conta que implementar situações de interação pode ser um importante passo para um
professor ajudar os alunos a se apropriarem e melhorarem as técnicas de escrita
individual, a minha intervenção centrou-se na realização da revisão colaborativa de um
texto.
Numa fase inicial, procedi ao levantamento dos conhecimentos prévios da turma
sobre o processo de escrita e à realização da revisão conjunta de um texto, seguida de
uma entrevista sobre esse subprocesso. Na fase de desenvolvimento do projeto, promovi
momentos de exploração de alguns aspetos linguísticos nos quais os alunos tinham mais
dificuldades, de modo a gerar padrões de desenvolvimento textual. Numa fase final, foi
realizada uma nova revisão conjunta do mesmo texto e uma repetição da entrevista, por
forma a proceder a uma comparação destas estratégias, com o fim de poder avaliar o
impacto da minha intervenção. O projeto terminou com a elaboração de um panfleto
informativo a partir dos textos revistos, que circulou pela restante comunidade escolar.
Após a comparação acima referida, foram visíveis os progressos quer no tipo de
colaboração, quer nas reflexões desencadeadas sobre a escrita. Comprovei que as
crianças no final deste projeto tinham aumentado as suas técnicas de revisão textual.
Todavia, o tempo concedido para a realização deste projeto revelou-se uma
limitação, pois não permitiu a observação do efetivo impacto que a tarefa de revisão
colaborativa teve na apropriação de técnicas de escrita individual. In a second grade class, problems were identified at the level of writing production and the capacity to accept others' opinions. In this sense, an intervention project was developed with the main objective of having a joint textual revision of a text; help students improve their knowledge about linguistic and metalinguistic content and also their ability to collaborate in the process of textual revision. As the intension was to improve the problems identified, the methodology of investigation / action emerged as the most suitable option. Thus, this project combined the investigative dimension with interventional. The task of textual revision came about as a way to get students to reflect on the quality of their texts and thereby contribute to its improvement. Having in mind that implementing interacting situations can be an important step for a teacher to help students take ownership and improve their individual writing techniques, my intervention was mainly centered on the realization of collaborative editing of a text. In an initial phase, I carried out a survey on the class’ prior knowledge about the writing process and accomplished a joint revision of a text, followed by an interview about this sub process. In the development phase of the project, I promoted moments of exploration of some linguistic aspects in which students had more difficulties, in order to generate patterns of textual development. In the final phase, a new joint revision of the same text and a repetition of the interview were performed in order to make a comparison of these strategies, with the objective of assessing the impact of my intervention. The project ended with the making of a rack from the revised texts that were handed out to the rest of the school community. After the comparison referred above, progresses were visible not only in the type of collaboration, but also in the reflections triggered about writing. I confirmed that the children at the end of this project had increased their textual revision techniques. However, the time granted for the realization of this project proved to be a limitation because it did not allow the observation of the actual impact that the task of collaborative revision had in the appropriation of individual writing techniques. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35838 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Armanda Matos Oliveira.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |