Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35808

TítuloO género oral formal: a entrevista numa turma de 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)The formal orality: an interview in a 1st form class
Autor(es)Peres, Filipa Daniela Alves
Orientador(es)Dias, Maria dos Anjos Flôr
Data2014
Resumo(s)O relatório que se apresenta dá conta do percurso pedagógico realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. Este trabalho teve como finalidade o desenvolvimento de aprendizagens ao nível da oralidade formal, em alunos do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto em questão visou atender às necessidades dos alunos no domínio acima referido e teve como objetivos: reconhecer a oralidade como um processo de aprendizagem indispensável na sociedade; diferenciar oralidade formal de oralidade informal; conhecer os processos necessários para a elaboração de uma entrevista; praticar a oralidade em diferentes situações do quotidiano (entrevistas); melhorar as competências comunicativas dos alunos. Na intervenção pedagógica optei por uma metodologia qualitativa – a investigação-ação. Para além das observações diárias e posterior reflexão, utilizei ainda os seguintes instrumentos de recolha de dados: notas de campo; registos áudio; registos vídeo e questionários. A avaliação final do projeto permite dizer que os alunos construíram aprendizagens ao nível da oralidade formal, nomeadamente ao nível do género oral - a entrevista.
The current work presents a pedagogical course accomplished under the curricular unity “Supervised Teaching Practice”. This attempt intended to be a procedure to increase the learning skills as far as formal language is concerned in a group of students of the second year of the elementary level. The present project aimed at answering the students’ necessities starting from a class problem in order to support the following objectives: to distinguish formal orality from informal orality; to know the required processes to draw an interview; to practice the orality in daily situations (interviews); to improve the students’ communicative abilities. The pedagogical intervention has been based on a qualitative investigation, specifically in the investigation-action methodology which provides the search and gathering of information and its application as a pedagogical practice. Beyond the daily observations and subsequent reflection, I’ve stated to the following data collecting tools: context evidences; audio records; video records; short questionnaires on the language oral usage by the kids to be enforced before and after the intervention project fulfillment. The final evaluation of this project has demonstrated that it was a huge advantage to the students involved, since the achieved results have allowed to conclude that they have set up a great deal of learning as far as formal orality is concerned, particularly in what concerns the oral genre - the interview.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35808
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa Daniela Alves Peres.pdf2,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID