Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35807
Título: | De mãos dadas com o livro: da literatura para a infância à educação literária |
Outro(s) título(s): | Hand in hand with the book: children's literature to literary education |
Autor(es): | Silva, Cátia Daniela Gonçalves da |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Literatura para a infância Educação literária Leitores Mediadores Estratégias de promoção de leitura Children’s literature Education of literature Readers Mediators Strategies of promoting reading |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Hoje em dia, as crianças começam a ter contato com as obras de literatura infantil sem ainda
se terem apropriado do código escrito. A valorização do livro surge, desde cedo, associada ao
desenvolvimento da comunicação oral, da compreensão da língua e do conhecimento do mundo.
O presente relatório pretende analisar o impacto que o mundo de fantasia e da imaginação
presentes nos textos de preferencial receção infantil tem no desenvolvimento da competência e
educação literária nas crianças.
Assim, este projeto foi desenvolvido numa sala de 4ºano do 1ºciclo do Ensino Básico, em volta
do potencial educativo da Literatura para a infância, no desenvolvimento de uma interpretação e
compreensão literária.
No entanto, não podemos abordar a questão da competência literária sem aliar a esta o prazer
pela leitura. A opção por este aspeto da motivação para a leitura deve-se ao facto de ser através desta
que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética. Pretendi, assim,
motivar as crianças para a leitura de obras de literatura infantil, favorecendo a construção de
competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e, consequentemente, da educação literária.
Deste modo, inicialmente, será apresentada uma breve fundamentação teórica, expondo
algumas das questões relativas à Literatura para a Infância, designadamente notas sobre a sua
contextualização histórica, a relação entre ilustrações e texto verbal, a formação de leitores e a
relevância da literatura para a infância neste aspeto e a importância da aplicação de estratégias de
promoção de leitura.
Posteriormente, serão apresentadas as atividades realizadas ao longo do projeto, sempre, de
uma forma refletida e teoricamente fundamentada.
É de salientar que este trabalho foi sustentado pela metodologia de investigação-ação, e, para
tal, alicerçou-se numa pesquisa constante, através de uma reflexão precisa sobre a prática. Nowadays children start to stay in contact with literature for their own age even before they have obtained the appropriate writing code. The appreciation for books begins early, and it's associated with the development of oral communication, understanding of the language and knowledge about the world. This present report pretends to analyse what is the impact that the fantasy and imagination world included child literature has on the development of competences and literary education on chidren. Therefore this piece of work was developed with a 4 year class in primary school, to aknowledge the educational potential of literature for children, in the development of literary interpretation and comprehension. Meanwhile we cannot approach the matter of literary competences without mentioning the pleasure of reading. It's through motivating children to read that they develop the simple pleasure of reading and its sensibility. I therefore wish to motive children reading literature for their own age. By reading children's books, it will favour the development of abilities in order for their learning process to become easier. To begin, initially, a brief and short lesson will be held where questions relating to child literature will be spoken about. Examples of the questions will include; what do you realise about the historical background, the relationship between the illustrations and the text, workshops of authors and the relevance the book has to children, and finally, the importance of application and strategies to promote reading. Following this, activities will be presented throughout the duration of the project, always underlining points of consideration and substance of matter in all activities. It is to point out, that this piece of work was sustained by methodology of investigation and therefore has the foundations of an on-going procedure, by considering the observations found in practical terms. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35807 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cátia Daniela Gonçalves da Silva.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |