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https://hdl.handle.net/1822/35789
Título: | Fatores psicológicos de manutenção da prática de exercício físico |
Autor(es): | Morais, Ana Rita Veloso |
Orientador(es): | Gomes, António Rui |
Palavras-chave: | Exercício físico Instrutores de exercício físico Fatores psicológicos Physical exercise Fitness instructers Psychological factors |
Data: | 22-Jan-2015 |
Resumo(s): | Este trabalho procura compreender de forma integradora, o fenómeno de intention-behaviour
gap considerando os diferentes momentos de prática de EF (adoção e manutenção) e diferentes
perspetivas dos intervenientes neste fenómeno (praticantes e profissionais). Os modelos
concetuais sociocognitivos mais populares neste domínio (e.g., Teoria do Comportamento
Planeado, Modelo Transteórico, Teoria de Autodeterminação, Teoria Sociocognitiva e Modelo de
Ação para a Saúde) não têm sido suficientemente explicativos das reduzidas taxas de frequência
de prática de EF e elevadas taxas de abandono da prática de EF seis meses após o seu início
(Marcus et al., 2000; Weinberg & Gould, 2008). A este fenómeno de baixa relação entre
intenção e o comportamento efetivo de EF designou-se por “intention-behaviour gap” (Armitage,
2005; Courneya, 1995). Assumindo esta complexidade inerente ao estudo do comportamento
efetivo de prática de EF e a pertinência em adotar uma abordagem integradora dos diferentes
fatores explicativos deste fenómeno (individuais, contextuais e culturais), conduzimos uma
investigação combinando metodologias quantitativas e qualitativas. Para tal, foram realizados
três estudos. O primeiro estudo, procurou analisar as variáveis preditoras da intenção de prática
de EF, da perceção subjetiva de prática de EF e do comportamento efetivo de EF. Nesta
investigação participaram 304 sujeitos, com recurso à metodologia quantitativa. Os principais
resultados demonstraram que (a) os preditores significativos da intenção foram a idade, o gosto
pelo EF, o número de treinos, as normas subjetivas e a perceção de controle; (b) os preditores
significativos da perceção subjetiva do comportamento foram, o sexo, o gosto pelo EF, o número
de treinos, a intenção da prática e a perceção de controle; (c) os únicos preditores significativos
do comportamento, foram a idade, o número de treinos semanais e a perceção de controle. No
segundo estudo, sobre os fatores psicológicos da prática de EF participaram quinze praticantes
com diferentes níveis de experiência de EF, com recurso a um guião de entrevista e à respetiva
análise qualitativa dos dados. Os principais resultados evidenciaram que o comportamento de EF
foi explicado por fatores individuais (e.g., psicológicos), contextuais (e.g., local de prática) e
culturais (estereótipos) que, por sua vez, apresentaram alterações ao longo do tempo de prática
de EF. No último estudo, realizado com dez instrutores de EF acerca dos fatores influenciadores
e promotores da prática de EF, com recurso a um guião de entrevista e à respetiva análise
qualitativa dos dados, verificou-se que: (a) os fatores psicológicos assumiram uma especial
relevância no modo como os instrutores procuram promover a adoção e manutenção da prática
de EF dos seus alunos; e (b) existem diferentes estratégias de atuação dos instrutores, variando
estas de acordo com as fases de adoção, manutenção ou prevenção do abandono do EF por
parte do praticante. No último Capítulo foram discutidos os dados dos três estudos e as
respetivas implicações para a teoria, investigação e prática neste domínio. This thesis intends to understand the intention-behaviour gap through an integrating approach, considering the different stages of exercise behavior (EB) (adoption and maintenance) and the different perspectives of the individuals involved in this phenomenon (exercisers and professionals). The more popular concetual models in this domain (e.g., Theory of Planed Behavior, Transtheoretical Model, Self-determination Theory, Sociocognitive Theory and the Health Action Model) have not been enough to explain the low rates of EB and high rates of dropout in the first six months after its beginning (Marcus et al., 2000; Weinberg & Gould, 2008). This low relationship between intention and effective behaviour of EB was named intentionbehaviour gap (Armitage, 2005; Courneya, 1995). Taking into account the inherent complexity of the study of effective EB and the importance of adopting an integrating approach of the different factors (individual, contextual and cultural), we conducted an investigation combining quantitative and qualitative methodologies. For this purpose, three studies were performed. The first study intended to analyse the predicting of the intention to practice exercise, the subjective perception of exercise practice, and the effective exercise behavior. This research included 304 participants, using a quantitative methodology. The main results showed that (a) the significant predictors of intention to practice exercise were age, attraction toward exercise, perception of current exercise frequency, subjective norms, and perception of control; (b) the significant predictors of subjective perception of EB were gender, attraction toward exercise, perception of current exercise frequency, intention to practice exercise, and perception of control; (c) the only significant predictors of EB were age, exercise frequency, and perception of control. In the second study, about psychological factors of the EB, included fifteen exercisers with different levels of EB experience, using an interview guide and the corresponding qualitative analysis of the data. The main results showed that the EB was explained by individual (e.g., psychological), contextual (e.g., local of practice), and cultural (e.g., stereotypes) factors that, in turn, changed across the time of exercise practice. The last study, using an interview guide and the corresponding qualitative of the data, was conducted with ten experienced instructors about the factors that influence and promote EB. It was observed that: (a) the psychological factors were particularly relevant in the way instructors promote the adoption and maintenance of exercise practice of their clients; and (b) instructors use different strategies, varying according to the stage of EB of exercisers. In the last chapter it is integrated the data of the three studies, and presented theoretical, research, and practical implications for the study of EB. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Desporto). |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35789 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Teses de Doutoramento |
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