Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35745
Título: | A influência da música na densidade motora da aula de educação física |
Outro(s) título(s): | The influence of music on motor density of physical education lessons |
Autor(es): | Sá, Eduarda |
Orientador(es): | Santos, Rute |
Palavras-chave: | Educação física Estágio Música Densidade motora Adolescentes Physical education Internship Music Motor density Adolescents |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O estágio profissional assume-se como um dos períodos mais marcantes da formação dos futuros
professores. O seu principal objetivo é o desenvolvimento profissional dos futuros professores, a promoção da
sua capacidade de reflexão e questionar as suas ações, construindo o seu próprio estilo de ensino. Desta
forma, este documento descreve o processo de formação individual através de uma análise crítica de tudo
aquilo que foi realizado durante este ano letivo.
Este relatório inicia com a apresentação de um enquadramento pessoal e contextual, seguindo-se a
caracterização da turma. Continuamente são descritas a intervenção pedagógica no processo de ensinoaprendizagem,
a participação na escola e relação com a comunidade. Nestes dois capítulos, são descritas as
dificuldades, assim como as estratégias utilizadas para a sua resolução. Por último, expõe o estudo de
investigação-ação, que foi desenvolvido durante este ano letivo, relacionando a música com a densidade
motora na aula de Educação Física. O objetivo deste estudo foi determinar se a presença de música nas aulas
de Educação Física influencia de forma positiva a densidade motora da aula. A amostra foi constituída por 15
adolescentes de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos de idade. Os
resultados mostram que a música pode influenciar a qualidade da atividade física da aula, mas não
necessariamente a sua densidade motora.
Para concluir, são apresentadas as considerações finais, onde faço referência à importância desta
experiência para o meu futuro. The year of professional internship is assumed as one of the most remarkable periods of training future teachers. Its main goal is the professional development of future teachers, the promotion of their ability to reflect and question their actions, building their own teaching style. In this sense, this report describes the process of individual training through a critical analysis of what has been accomplished during this school year. This report starts with the presentation of a personal and contextual framework, followed by the characterization of the students. Then, it describes the pedagogical intervention in the teaching-learning process, participation in school and community relations. In these two chapters are also described the difficulties, as well as the strategies used to address them. Finally, it presents the action research study, which was developed during this school year, linking music with motor density in Physical Education class. The aim of this study was to determine whether the presence of music in Physical Education classes positively influenced students' motor density. The sample consisted of 15 adolescents of both sexes, aged between 13 and 15 years old. Theresults show that music can influence the quality of physical activity in the class, but not necessarily its motor density. To conclude, the final considerations are presented, in which I make reference to the importance of this experience for my future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35745 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduarda Manuela de Sousa Rodrigues de Sá.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |