Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35592
Título: | Índia: estudo de mercado, caso da Enancer Electrónica S.A. |
Autor(es): | Pires, Maria José Antunes |
Orientador(es): | Cabral, Manuel de Herédia Pereira, Marisa |
Palavras-chave: | Internacionalização Mercado Indiano Modos de entrada Internationalization Indian market Entry modes |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Vivemos cercados de incertezas em qualquer lugar e em qualquer lugar no tempo.
Vivemos na certeza das infinitas oportunidades na interligação entre as várias aldeias do mundo.
E por isso exploramos os melhores caminhos através de gráficos, de métodos, de livros,
de tratados e de regras para derrubar os nossos obstáculos e comercializar produtos e serviços à
escala mundial.
É nesta linha de pensamento que se inicia este trabalho na senda da empresa Enancer
Eletrónica S.A. na conquista de novos mercados. A sua estratégia de negócios internacionais
inclui um estudo do mercado indiano e as suas potencialidades para exportação dos seus
produtos. Este estudo tem origem na realização do Estágio Curricular, na Enancer Electrónica
S.A., no âmbito do Mestrado de Negócios Internacionais.
Foi neste contexto, que desenvolvemos este caso de estudo, alicerçado numa análise
exploratória que teve por base a literatura de Negócios Internacionais, nomeadamente Modelo de
Uppsala, Networks, Modelo Eclético, assim como os diversos modos de entrada, e barreiras à
internacionalização. Para o efeito recorreu-se a dados secundários de diversas fontes,
afigurando-se um estudo quantitativo e qualitativo.
No desenvolvimento deste trabalho de investigação a Economia Indiana desenhou um
caminho possível na estratégia internacional da Enancer. Este caminho poderá passar pelo
desenvolvimento de operações internacionais através de Exportação ou por intermédio de uma
Parceria Local. We live surrounded by uncertainties anywhere and everywhere in time. We live in the certainty of the endless opportunities of the complete merging/interconnection of the several villages in the world. And so we explore the best paths through graphics, methods, books, treaties and rules to bring down our barriers and trade products and services worldwide. According to this line of thinking, the company ENANCER Electronics SA is moving forward to conquer new markets. Its international business strategy includes a study of the Indian market and of its potential to export their products. This study stems from the realization of Curricular Internship in ENANCER Electronics SA, under the International Business Master. In this context, we have developed this case study based on an exploratory analysis using literature of International Business, specifically Uppsala Model, Networks, Eclectic Model, as well as several entry modes, and barriers to internationalization. For this purpose secondary data was used from various sources, resulting in a quantitative and qualitative study. In the development of this research, the Indian economy draws a possible way in the international strategy of ENANCER. This path may include the development of international operations through Exports or by means of a Local Partnership. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35592 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria José Antunes Pires.pdf Acesso restrito! | 3,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |