Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35578
Título: | Tecnologias digitais no jardim de infância: comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente |
Outro(s) título(s): | Digital technologies in kindergarten: communication, learning and teacher professional development |
Autor(es): | Faria, Ádila |
Orientador(es): | Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Recursos digitais Redes sociais online Jardim de infância Integração curricular das TIC Desenvolvimento profissional docente Digital resource Online social networks Kindergarten Curriculum integration of ICT Teacher professional development |
Data: | 4-Jul-2014 |
Resumo(s): | A evolução da sociedade digital provocou tal impacto no modo como atualmente se
concebe e organiza globalmente o mundo que se considera que, na sociedade do conhecimento, a
Educação é indissociável das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Neste contexto, este estudo visa compreender de que forma podem diversos recursos digitais
contribuir para o a aprendizagem e para o desenvolvimento integral das crianças do jardim de
infância; analisa também o contributos da rede social NING da janela do meu jardim para a
interação com os encarregados de educação, educadores, professores, investigadores e para o
desenvolvimento profissional docente.
O quadro teórico e metodológico deste estudo alicerça-se numa revisão sistemática da literatura, que
aporta subsídios teóricos fundamentais para que se pudessem compreender e aprofundar no estado
da arte relativamente a esta temática em causa.
A investigação realizada inscreve-se num paradigma de investigação qualitativa tendo-se optado pelo
estudo de caso. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, predominantemente
qualitativos. A análise foi feita através da análise de conteúdo com apoio do NVivo.
Os resultados do presente estudo evidenciam a importância da integração das tecnologias digitais
em contexto de jardim de infância, tendo sempre o educador um papel fundamental na mediação
entre as crianças e as tecnologias. Ficou provado que as crianças conseguem realizar tarefas
complexas de aprendizagem com o recurso a dispositivos digitais e estabelecer interação e
colaboração entre si e com os adultos. Por outro lado, verificou-se que a rede da janela do meu
jardim promoveu o desenvolvimento profissional docente através da descoberta e construção de
novas dinâmicas de ensinar e aprender, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
O estudo conclui que a inclusão digital de crianças e adultos é uma prioridade no atual panorama da
educação e que a criação de redes de educadores que promovam e fomentem o domínio e a
integração das tecnologias digitais na construção do conhecimento pode ser um importante
contributo nesse sentido. The evolution of the digital society caused such an impact in the way we currently conceive and globally organizes the world it is considered that, in the knowledge society, education is inseparable of Information and Communication Technologies. In this context, this study aims to understand how the various digital resources can contribute for learning and the integral development of children from kindergarten; it also analyzes the contributions of the social network NING da janela do meu jardim for interaction with parents, educators, teachers, researchers and for teacher professional development. The theoretical and methodological framework of this study is founded on a systematic literature review which brings fundamental theoretical subsidies that allow us to understand and deepen the state of the art on this concerned subject. The research is situated in a qualitative research paradigm, in which the case study was chosen. Different techniques for data collection, mainly qualitative ones, were used. The analysis was performed through the content analysis with the support of NVivo. Results of this study show the importance of integration of digital technologies in the kindergarten context, teacher always having a key role in mediating between children and technology. It has been proven that children can accomplish complex learning tasks with the use of digital devices and establish interaction and collaboration among themselves and with adults. Furthermore, it was found that the network da janela do meu jardim promoted teacher professional development through the discovery and construction of new dynamics of teaching and learning, in a lifelong learning perspective. This study concludes that digital inclusion of children and adults is a priority in current education landscape, and the creation of networks for educators that promote and foster mastery and integration of digital technologies in knowledge construction may be an important contribution for this purpose. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo do conhecimento em Tecnologias de Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35578 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ádila Ferreira Lopes de Faria.pdf | 6,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.zip | 17,64 MB | Unknown | Ver/Abrir |