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https://hdl.handle.net/1822/35447
Título: | Cocriação de valor num serviço de saúde: integração de recursos, resultados e efeitos moderadores |
Autor(es): | Vitorino, Liliana Coutinho |
Orientador(es): | Alves, Helena Ferreira, Pedro Lopes |
Data: | 18-Dez-2014 |
Resumo(s): | A lógica da criação de valor alterou-se para uma lógica onde impera a integração de recursos
operantes sendo o valor uma criação conjunta: cocriação de valor. No contexto do serviço de
saúde, a cocriação de valor permitirá gerar benefícios que se refletirão em vários resultados.
Assim, também os profissionais de saúde devem criar práticas para envolver os seus utilizadores
de forma a integrarem recursos que facilitaram o processo de cocriação. O objetivo deste estudo é analisar se os recursos operantes (literacia em saúde, perícia enquanto
utilizador, motivação para participar e orientação para a procura de informação de saúde)
contribuem para o processo de cocriação de valor em contexto de saúde, respetivos resultados e
o efeito de moderadores na integração desses recursos. Para tal, foram recolhidos dados
qualitativos, junto de 14 utilizadores de serviços de saúde e 11 profissionais de saúde através de
um questionário de resposta aberta e dados quantitativos aplicando um questionário online a
uma amostra de 1118 indivíduos. Foi ainda nece.ssário desenvolver uma escala pelo que se
recorreu a dois focus groups (cada um com 6 intervenientes). O modelo concetual foi testado
através de um sistema de equações estruturais. Os resultados indicaram que a motivação para
participar e a perícia enquanto utilizador têm impacto no processo de cocriação de valor; já os
recursos orientação para a procura de informação de saúde e a literacia em saúde não se
confirmaram como influenciadores no processo. Verificou-se ainda que o processo de cocriação
de valor tem efeito positivo na qualidade percebida, satisfação, partilha das experiências de
problemas de saúde e intenções comportamentais. A confiança, empatia, diálogo, acesso, riscobenefício
e transparência (DART) também revelaram ter impacto no processo de cocriação mas
falharam enquanto moderadores na integração dos recursos.
É esperado que as organizações de saúde e profissionais de saúde reflitam sobre estas
conclusões e iniciem práticas de cocriação, gerando valor "para si" e para "os outros" que neste
caso são o seu público-alvo. The logic of value creation has changed to a logic where operant resources integration prevails, and the value is jointly created: co-creation of value. Co-creation of value in the health context allows perform benefits which are reflected in some results. Thus, health suppliers should create managerial practices to involve their users in arder to integrate their resources which influence the value co-creation process. The aim of this study is to analyze if the operant resources (health literacy, expertise as user, motivation to participate and orientation for health information seeking) contribute to the value co-creation process in the health context, their results and the moderators effects on this resources integration. Therefore, qualitative data was collected through an open-answer questionnaire among of 14 users and 11 health professionals and quantitative data was collected applying an online questionnaire to a sample of 1118 subjects. lt was necessary to develop a new sca le and for that it was conducted two focus groups (each with 6 participants) . The conceptual model was tested through structural equations modeling. The results indicate that motivation to participate an_d expertise as user have impactas resources on the co-creation process; whereas orientation for health information seeking and health literacy did not confirm as influencing the process. lt was also found that the value co-creation process has positive effects on perceived quality, satisfaction, behavioral intentions and sharing of health problems experiences. Trust, empathy, dialogue, access, risk-benefit and transparency also show impact on the value co-creation process but they fail as moderators of resources integration. lt is expected that health organizations a nd health professionals reflect ove r these conclusions and start practices of co-creation, in arder to generating value "for self" and "for others" , which in this case are their target public. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento do Programa Doutoral em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35447 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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