Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35245
Título: | Flipped classroom: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas |
Autor(es): | Ricardo Jorge Oliveira Carvalho Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Flipped classroom Ferramentas cognitivas Aprendizagens ativas tecnologia em sala de aula Tecnologia inclusiva Cognitive tools Active learning Classroom technology Inclusive technology |
Data: | 14-Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | Os alunos com que lidamos hoje cresceram com acesso a uma panóplia de recursos digitais, estando em constante contato com a tecnologia. Por isso, integrar nas práticas educativas o mundo de imersão tecnológica em que vivem pode ser a solução para o seu sucesso. Este texto expõe a aplicação deste princípio e os resultados produzidos de uma investigação elaborada no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica. As estratégias pedagógicas utilizadas consistiram numa abordagem de flipped classroom e na utilização de duas ferramentas cognitivas, nomeadamente a plataforma TED-Ed e o Packet Tracer da CISCO. As estratégias utilizadas demonstraram ser eficazes, mostrando-se inclusivas, potenciadoras de
colaboração/partilha e envolveram os alunos no processo ensino-aprendizagem e na construção dos seus próprios conhecimentos. Today's students grew up with access to a multitude of digital resources. They are constantly connected to technology. Therefore meeting them at that technological immersive world they live in and integrate it in educational practices might present itself as the key to success. This document illustrates the proceedings and results of a research developed as part of a pedagogical intervention project. The implemented teaching strategies consisted of "flipped classroom" a approach and the use of two cognitive tools, namely the TED-Ed platform and CISCO'S network simulator Packet Tracer. The results showed the effectiveness of the used strategies which proved to be inclusive, enhancers of sharing and collaboration and involved the students in the teaching learning process and the construction of their own knowledge. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35245 |
ISBN: | 978-989-97374-3-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLIPPED CLASSROOM – CENTRAR A APRENDIZAGEM NO ALUNO.pdf | 720,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |