Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35238
Título: | Tecnologias digitais no pré-escolar: o YouTube para aprender e partilhar |
Autor(es): | Ilda Maria Marinho Moreira Teles Braga Ramos, Altina Braga, Joel Teles |
Palavras-chave: | Educação-pré-escolar YouTube Meios digitais Aprendizagem Autoria Multiliteracias Preschool education Gigital resources Authorship |
Data: | 14-Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | A educação pré-escolar tem um papel fundamental na formação das crianças. Com efeito o jardim de infância é um local rico em aprendizagens fundamentais para as crianças que, naturalmente têm uma atração natural pelas tecnologias já que com elas convivem diariamente nos mais diversos locais. O YouTube pareceu-nos ser um ambiente virtual adequado para recolha e partilha de informação integrada nas aprendizagens das crianças em idade pré-escolar. O estudo no qual se integra este texto pretendeu verificar as implicações desse ambiente no dia-a-dia das crianças tanto na aprendizagem como na vida.
A investigação focou-se nos benefícios da utilização das tecnologias no Jardim de Infância de forma a que as crianças se empenhassem na procura do conhecimento, sendo o YouTube o canal motivador de recolha e partilha que potenciam a aprendizagem. Metodologicamente tratou-se de um estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir da observação das atitudes e aprendizagens das crianças em interação com as
tecnologias e com os pares. Houve outros instrumentos de recolha de dados: notas de campo, conversas informais, e-mails e comentários retirados do YouTube. A análise foi descritiva e interpretativa.
Os resultados apontam para o facto de a utilização das tecnologias no Jardim de Infância apoiar a construção de conhecimento por parte das crianças e permitir o desenvolvimento de múltiplas literacias. Foi também notório o desenvolvimento do sentido de autoria por parte das crianças. Preschool education plays a key role in children's development. Actually, kindergarten is a rich phase in children's fundamental learning, who, currently, have a natural attraction for technologies with which they coexist in a daily basis. YouTube seems to be an appropriate virtual environment for gathering and sharing information integrated in preschool children's learning. The study that includes this paper aims to find out the implications of this environment on children's life, comprising their school learning and their day-to-day life. This communication concerns two of the activities carried out by children. The investigation focused on the benefits of using technologies in kindergarten, engaging children in the pursuit of knowledge, being YouTube the motivating channel to collect and share information, and enhancing learning. Methodologically, it was a case study. Data was collected from the observation of children's attitudes and learning involving their interaction with technologies and peers. Field notes, informal conversations, emails and comments taken from YouTube were included. The analysis was descriptive and interpretative. Results point to the fact that YouTube and other technologies used in the kindergarten support children´s knowledge building and enable the development of multiple literacies. The development of the children's sense of authorship was also notable. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35238 |
ISBN: | 978-989-97374-3-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias Digitais no Pre Escolar.pdf | 380,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |