Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35118
Título: | Construção de exercícios em plataforma interativa para aquisição e solidificação de formas verbais do conjuntivo em português |
Autor(es): | Fernandes, Ariana Andreia Rodrigues |
Orientador(es): | Teixeira, José de Sousa Dias, Idalete |
Palavras-chave: | Português língua não materna Exercícios didáticos Modo conjuntivo Presente do conjuntivo Imperfeito do conjuntivo Plataforma interativa online Plataforma multimodal Portuguese as a foreign language Didactic exercises Subjunctive mood Present subjunctive Imperfect subjunctive Interactive online platform Multimodal platform |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A aquisição, domínio e desenvolvimento de competências linguísticas no âmbito da
comunicação oral e/ou escrita de uma nova língua é uma tarefa que implica um tempo evolutivo
para o aperfeiçoamento desse novo código linguístico que se pretende dominar. Porém, esta
aprendizagem arrasta múltiplas dificuldades que dependem, sobretudo, das especificidades
estruturais da língua a aprender. No caso do português, o emprego do modo conjuntivo e
respetivas formas representa, em muitos casos, uma meta árdua já que, habitualmente, a
gramática tradicional e os manuais costumam apresentar o modo conjuntivo focando sobretudo
a diferenciação entre as formas numa perspetiva temporal (passado/pretéritos, presente e
futuro). Assim, será de todo importante a criação de uma plataforma interativa que possa ser
utilizada para clarificar e auxiliar na aquisição e diferenciação das formas do conjuntivo,
mostrando que não é a categoria tempo o principal eixo estruturador destas formas. Deste
modo, será possível os professores e alunos de Português Língua Não Materna (PLNM),
recorrerem a um sistema multimodal, prático e funcional para aperfeiçoar estas competências
em situações de ensino-aprendizagem do português. To acquire, to dominate and to develop linguistic skills in the context of oral and/or written communication is a task which implies an amount of time to evolve towards the refinement of that same linguistic code that one intends to master. However, this learning process encompasses multiple difficulties that mainly depend of the structural specificities of the language to be learnt. In the case of Portuguese, the use of the conjunctive and its forms represents, in many cases, a hard goal to be fulfilled since the traditional grammar and the learning materials usually present the conjunctive by focusing on the difference between the forms of the verb in a time perspective (past, present and future). Therefore, it will be important to create an interactive platform that can be used to clarify and help in the acquisition and differentiation of the forms of the conjunctive, showing that time is not the main structural axis of the forms of the conjunctive. For that reason, it will be possible for teachers and students of Português Língua Não Materna (PLNM) to make use of a practical and functional multimodal system in order to improve these skills when it comes to teaching-learning the language. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) - Português Língua Estrangeira (PLE) - Português Língua Segunda (PL2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35118 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ariana Andreia Rodrigues Fernandes.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |