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https://hdl.handle.net/1822/35007
Título: | A internacionalização do setor da saúde : o caso português |
Outro(s) título(s): | The internationalization of the health setor : the portuguese case |
Autor(es): | Nogueira, Marta Cristina Marinho |
Orientador(es): | Cabral, Manuel de Herédia |
Palavras-chave: | Internacionalização Portugal Setor da saúde Comércio internacional Produtos da saúde Análise swot Internationalization Health setor International trade Health products Swot analysis |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A crescente internacionalização do setor da saúde tem vindo a assumir importante
destaque na Economia Portuguesa. A presente dissertação procura avaliar o potencial de
internacionalização do setor e investigar a importância da fileira empresarial portuguesa
dos produtos de saúde, com especial enfoque na indústria farmacêutica e de dispositivos
médicos.
Usando dados estatísticos das exportações e importações mundiais para o período
2001-2011, este estudo caracteriza a evolução do comércio mundial de produtos da
saúde (produtos farmacêuticos e dispositivos médicos). Em particular, o estudo analisa a
evolução do perfil das exportações portuguesas, relativamente aos produtos e mercados
de destino, bem como a sua posição relativa no mercado mundial.
Com base em dados primários, recolhidos através de entrevistas a responsáveis de
empresas e organizações do setor da saúde em Portugal, desenvolveu-se uma análise
SWOT onde se procurou identificar os fatores críticos de sucesso na internacionalização
das empresa, nomeadamente a perceção de oportunidades e/ou ameaças nos mercados
externos. A informação recolhida permitiu ainda, com base no modelo de Porter (Porter,
1990, 1998) identificar as vantagens competitivas do país, assim como identificar
instrumentos necessários para responder aos desafios levantados pela concorrência
internacional no setor da saúde.
Os dados mostram que a internacionalização do setor da saúde português tem vindo a
evoluir favoravelmente nos últimos anos: Portugal tem conseguido ganhar quota de
mercado no setor e diversificado o mercados de destino. As empresas portuguesas têm
conseguido adaptar-se às exigências do mercado global e apostado na
internacionalização. No entanto, é necessário desenvolver estratégias de expansão para
áreas prioritárias onde a indústria da saúde nacional se poderá diferenciar e afirmar no
contexto internacional. The growing internationalisation of the health setor, has been assuming a major prominence in the Portuguese Economy. This dissertation aims to evaluate the potential for internationalisation and the importance of the range of Portuguese business of health care products, with special focus on pharmaceutical and medical devices sectors. Using statistical data of world exports and imports for the period 2001-2011, this study characterises the evolution of the international trade in health products (pharmaceuticals and medical devices). In particular, the study analyses the profile of Portuguese exports, products and destination markets, as well as the relative position in the world market. Based on primary data collected through interviews with companies and health setor organisation’s managers in Portugal, a SWOT has been conducted which attempts to identify the critical success factors in the internationalisation of these companies and their products, including the perception of opportunities and / or threats in foreign markets. The information collected also allowed, based on the model of Porter (Porter, 1990, 1998), to identify the competitive advantages of the country, as well as to identify tools needed to meet the challenges of international competition in the health setor. The data show that the internationalisation of the Portuguese health setor has evolved positively in recent years: Portugal has managed to gain market shares in the setor and diversified the target markets. Portuguese companies have managed to adapt to demands of the global market and bet on internationalisation. However, it is necessary to develop strategies for priority areas for which the national healthcare industry can differentiate and assert iself on the international stage. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35007 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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