Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35005
Título: | A motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório |
Outro(s) título(s): | The motivation of the East Timorense primary school teachers : an exploratory study |
Autor(es): | Correia, Tomás Manuel |
Orientador(es): | Fernandes, Maria Emília Pereira |
Palavras-chave: | Motivação Docentes do ensino básico Análise quantitativa Timor-Leste Motivation Basic education teachers Quantitative study Timor East |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O mundo que hoje conhecemos transforma-se a uma velocidade incomparável. Num piscar de olhos
adquire novos matizes, que nos desafiam e aos quais não podemos deixar de responder. As atuais
alterações no mundo inevitavelmente as organizações. A constatação desta realidade fez com que as
organizações se esforçassem para reagir a estes ambientes instáveis, que impõe um contínuo esforço
de ajustamento e obrigam a capacidades novas de antecipar as mudanças. A sobrevivência ou o
sucesso das organizações impõe que estas e os seus funcionários se transformem. Por outro lado, a
qualidade e bem-estar dos funcionários passaram a constar da estratégia de sucesso das organizações.
Assim, considerando que os colaboradores são um recurso valioso e estratégico é facilmente explicável
a relevância da motivação para as organizações. Neste contexto, a (re)formulação e a (re)modernização
da gestão de recursos humanos é imprescindível no sentido de garantir boas práticas que consigam
manter o bem-estar dos colaboradores enquanto seres humanos e trabalhadores. O presente estudo
pretende identificar quais as percepções dos docentes do Ensino Básico sobre várias dimensões da
função e do contexto de trabalho e como estas afetam a sua motivação. A amostra do estudo é
constituída por 381 docentes do ensino básico. A investigação é predominantemente de carácter
quantitativo, tendo-se desenvolvido uma análise descritiva das respostas dos docentes. Para
enriquecimento do estudo, foi ainda desenvolvida uma análise qualitativa das sugestões apresentadas
pelos respondentes no final do questionário para a melhoria das suas funções, permitindo explorar as
opiniões dos docentes-inquiridos. O resultado da análise indica que as politicas e práticas do Ministério
da Educação parecem não estar a atender a todas as dimensões da função e do contexto do trabalho
dos docentes o que implica a baixa motivação dos mesmos na realização da sua tarefa do dia-a-dia. The world we know today becomes the unmatched speed. In a flash acquires new shades, which challenge us and which we cannot hang. The changes in the world that currently follows inevitably affect organizations. The realization of this reality has made organizations to make efforts to respond to these unstable environments, which requires an effort of continuous adjustment and force the new capacity to anticipate changes. These changes require organizations to transform as well as their employees. In this competitive context, the importance of the human being in organizations is reinforced. So, considering that employees are a valuable and strategic resource in the organization and with this perspective, the motivation of employees should be well managed. In this context, the (re) design and (re) modernization of human resource management is essential for good management practices support to maintain the well-being of employees as human beings and workers. The aim of this study is to study the aspects that stimulate and affect the motivation of primary school teachers. The field study focuses on the motivation of teachers of basic education in East Timor. The study sample consists of 381 teachers of basic education. The research is of quantitative and descriptive nature, reinforcing with a qualitative analysis of the suggestions made by individuals to improve their functions, allowing explore the views of respondents teachers. The analysis indicates that the policies and practices of the Ministry of Education is not yet meet the needs of teachers in what concerns salary and work conditions. Contributions to HRM practice and knowledge are considered. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35005 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tomás Manuel Correia.pdf | 9,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |