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https://hdl.handle.net/1822/34960
Título: | Modos de entrada em mercados internacionais : a internacionalização de empresas portuguesas para o Brasil |
Autor(es): | Teixeira, António Samuel Souza |
Orientador(es): | Soares, Ana Maria |
Palavras-chave: | Internacionalização Modos de entrada Fatores Empresas portuguesas Mercado brasileiro Internationalization Entry modes Factors Portuguese companies The Brazilian market |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A internacionalização é hoje um processo cada vez mais importante para as empresas
de todos os setores. Uma decisão crucial nesse processo é a escolha do modo de entrada. Este
estudo analisa os modos de entrada escolhidos pelas empresas portuguesas no mercado
brasileiro e os fatores que influenciaram nesta decisão.
Para fundamentar este estudo, apresentar-se-á as teorias explicativas do processo de
internacionalização e por conseguinte a escolha do modo de acordo com essas teorias. As
teorias descritas têm vertentes económicas, comportamentais e inovadoras sendo elas: os
custos de transação, com base nos recursos, o paradigma eclético, a abordagem nórdica, as
redes e as born globals. Os modos de entrada são os arranjos organizacionais pelos quais as
empresas abordam os mercados internacionais e estes podem ser classificados em equity e nonequity.
Apresentar-se-á, ao longo deste trabalho, as vantagens e as desvantagens de cada um
deles e as suas implicações em relação ao investimento necessário. Com base no
enquadramento teórico, desenvolveu-se um modelo de investigação preliminar que inclui dez
proposições de pesquisa, que podem influenciar na escolha do modo de entrada. Realizou-se um
estudo exploratório com base numa metodologia qualitativa, através de entrevistas feitas a
empresas portuguesas que se internacionalizaram para o Brasil. Também foi feita uma pesquisa
documental sobre os dados do mercado brasileiro e a sua relação com o mercado português.
Os resultados mostram a escolha por modos de entrada que preservam a cultura da
empresa e com o auxílio de um parceiro, isso com objetivo de minimizar o tempo de
aprendizagem. Os fatores identificados no modelo, designadamente, dimensão da empresa,
experiência internacional, gestor, relacionamentos, governo e potencial do mercado, apenas
influenciaram parcialmente na escolha do modo de entrada.
Este estudo permitiu um melhor conhecimento dos fatores relevantes para a escolha do
modo de entrada de empresa portuguesas no Brasil através da verificação de um conjunto de
proposições baseadas na literatura que podem servir de base para a realização de estudo mais
alargado no futuro. Internationalization is now increasingly important for businesses of all sectors. A crucial decision in this process is the choice of entry mode. This study analyzes the entry modes chosen by Portuguese companies in the Brazilian market and the factors that influenced this decision. To support this study, the explanatory theories of the internationalization process and therefore the mode choice according to these theories will be presented. The theories are economic, behavioral and innovative based, and include the transaction costs, the resource based view, the eclectic paradigm, the Nordic approach, the networks and the born globals. The entry modes are the organizational arrangements by which companies approach international markets and these can be classified into equity and non-equity. It will discuss throughout this work, the advantages and disadvantages of each of them and their implications relative to the investment required. Based on the theoretical framework, a model of preliminary investigation was developed that includes ten research propositions influencing the choice of entry mode. It was conducted an exploratory study based on a qualitative methodology through interviews with Portuguese companies that internationalized to Brazil. Also a documental research on the Brazilian market data and its relationship with the Portuguese market was made. The results show the entry modes choice that preserve the company's culture and with a partner’s help, in order to minimize learning time. The factors identified in the model, namely, firm size, international experience, manager, relationships, government and market potential, only partially influenced the entry mode choice. This study allowed a better understanding of the relevant factors to the entry mode choice of Portuguese company in Brazil by checking a set of propositions based on the literature that can serve as a basis for holding a larger study in the future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34960 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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