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TítuloModos de entrada em mercados internacionais : a internacionalização de empresas portuguesas para o Brasil
Autor(es)Teixeira, António Samuel Souza
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveInternacionalização
Modos de entrada
Fatores
Empresas portuguesas
Mercado brasileiro
Internationalization
Entry modes
Factors
Portuguese companies
The Brazilian market
Data2014
Resumo(s)A internacionalização é hoje um processo cada vez mais importante para as empresas de todos os setores. Uma decisão crucial nesse processo é a escolha do modo de entrada. Este estudo analisa os modos de entrada escolhidos pelas empresas portuguesas no mercado brasileiro e os fatores que influenciaram nesta decisão. Para fundamentar este estudo, apresentar-se-á as teorias explicativas do processo de internacionalização e por conseguinte a escolha do modo de acordo com essas teorias. As teorias descritas têm vertentes económicas, comportamentais e inovadoras sendo elas: os custos de transação, com base nos recursos, o paradigma eclético, a abordagem nórdica, as redes e as born globals. Os modos de entrada são os arranjos organizacionais pelos quais as empresas abordam os mercados internacionais e estes podem ser classificados em equity e nonequity. Apresentar-se-á, ao longo deste trabalho, as vantagens e as desvantagens de cada um deles e as suas implicações em relação ao investimento necessário. Com base no enquadramento teórico, desenvolveu-se um modelo de investigação preliminar que inclui dez proposições de pesquisa, que podem influenciar na escolha do modo de entrada. Realizou-se um estudo exploratório com base numa metodologia qualitativa, através de entrevistas feitas a empresas portuguesas que se internacionalizaram para o Brasil. Também foi feita uma pesquisa documental sobre os dados do mercado brasileiro e a sua relação com o mercado português. Os resultados mostram a escolha por modos de entrada que preservam a cultura da empresa e com o auxílio de um parceiro, isso com objetivo de minimizar o tempo de aprendizagem. Os fatores identificados no modelo, designadamente, dimensão da empresa, experiência internacional, gestor, relacionamentos, governo e potencial do mercado, apenas influenciaram parcialmente na escolha do modo de entrada. Este estudo permitiu um melhor conhecimento dos fatores relevantes para a escolha do modo de entrada de empresa portuguesas no Brasil através da verificação de um conjunto de proposições baseadas na literatura que podem servir de base para a realização de estudo mais alargado no futuro.
Internationalization is now increasingly important for businesses of all sectors. A crucial decision in this process is the choice of entry mode. This study analyzes the entry modes chosen by Portuguese companies in the Brazilian market and the factors that influenced this decision. To support this study, the explanatory theories of the internationalization process and therefore the mode choice according to these theories will be presented. The theories are economic, behavioral and innovative based, and include the transaction costs, the resource based view, the eclectic paradigm, the Nordic approach, the networks and the born globals. The entry modes are the organizational arrangements by which companies approach international markets and these can be classified into equity and non-equity. It will discuss throughout this work, the advantages and disadvantages of each of them and their implications relative to the investment required. Based on the theoretical framework, a model of preliminary investigation was developed that includes ten research propositions influencing the choice of entry mode. It was conducted an exploratory study based on a qualitative methodology through interviews with Portuguese companies that internationalized to Brazil. Also a documental research on the Brazilian market data and its relationship with the Portuguese market was made. The results show the entry modes choice that preserve the company's culture and with a partner’s help, in order to minimize learning time. The factors identified in the model, namely, firm size, international experience, manager, relationships, government and market potential, only partially influenced the entry mode choice. This study allowed a better understanding of the relevant factors to the entry mode choice of Portuguese company in Brazil by checking a set of propositions based on the literature that can serve as a basis for holding a larger study in the future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34960
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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