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https://hdl.handle.net/1822/34864
Título: | A análise de necessidades de formação do pessoal não docente: da idealização à realização de uma proposta de formação |
Outro(s) título(s): | The analysis of the needs of non-teaching staff's training: from idealization to execution of a training propose |
Autor(es): | Carneiro, Margarida Isabel Peixoto |
Orientador(es): | Martins, Maria Fernanda dos Santos |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Na atualidade assistimos a uma mudança de perspetiva em relação ao perfil que um
profissional, as empresas e as organizações devem possuir nos tempos modernos, nomeadamente a
capacidade de adaptação rápida às novas exigências e métodos de trabalho. Neste sentido, a formação
é um fator determinante para o desenvolvimento dos Recursos Humanos, podendo inclusive levar a
uma organização qualificante/aprendente. Versando sobre esta realidade e, principalmente, na
importância que a formação pode assumir, nomeadamente através do seu potencial transformador, o
presente estudo concentrou-se numa das etapas primordiais, a análise de necessidades de formação.
Este relatório de estágio que constitui, também, um trabalho de investigação tem por base
vários modelos disponíveis e combina propostas do modelo de marketing, bem como do modelo de
discrepâncias coadjuvados por instrumentos de recolha de dados que permitiram conceber uma
proposta de um plano de formação para o pessoal não docente, construído e desenhado de acordo
com as especificidades dos sujeitos e dos contextos organizacional, normativo e educativo onde se
encontram inseridos, tendo em atenção as suas perspetivas sobre a formação.
De entre os resultados obtidos, destacamos a visão positiva da formação do pessoal não
docente e a manifestação de não sentirem necessidade de fazer formação, mas quando confrontados
com propostas concretas assumem a necessidade de formação. Por outro lado, apesar da satisfação
com a formação consideram-na, nos seus conteúdos, demasiado teórica e pouco prática. Esta
discrepância de discursos tem, para muitos autores, uma explicação e passa pelos modos de conceber
e praticar a formação, neste sentido sugerimos o recurso a metodologias ativas e contextualizadas com
o trabalho dos sujeitos. É importante consciencializar ambas instituições da realidade de total ausência
de ofertas formativas para um público que se sente colocado de parte e considerar a formação como
um investimento nas pessoas, que na atualidade são consideradas recursos estratégicos para o bom
funcionamento das organizações. Assim sendo, apresentamos uma proposta de um plano de formação
que procura ir ao encontro aos interesses e perspetivas dos formandos, tomando-os num sentido
próximo de sujeito da formação. A partir deste pressuposto não nos parece que a proposta em causa
possa ser implementada sem haver um debate e reflexão em torno da mesma com os diferentes atores
envolvidos, desde logo o pessoal não docente, a direcção do agrupamento e centro de formação.
A par deste, neste sentido, priorizou-se a auscultação dos diferentes atores (pais/encarregados
de educação, estudantes, direção do agrupamento, autarquia e centro de formação) fazendo, deste
modo, uma avaliação de múltiplas perspetivas enquadrando os contextos profissional e educativo e os
seus atores permitindo através de momentos de reflexão e debate com estes, sugerir estratégias de
atuação e de mudança de sentido da total ausência de medidas políticas capazes de sustentar e apoiar
a oferta de formação, bem como a frequência de formação deste público. Nowadays we witness a change of perspective in relation to the profile that a professional, companies and organizations should have in modern times, especially the fast adaptability to the new demands and working methods. Therefore, the training is a determinant for the development of Human Resources, which may lead to a qualifying/learner organization. Focusing on this reality and, mainly, on the importance that the training can assume, particularly through its changing potential, the present study focused on one of the primordial stages, the analysis of training needs. This professional practice report, which also represents a research work, is based on several available models and combine offers of the marketing model, as well as the discrepancies model both assisted by data collection devices which allowed conceive an offer of a training plan for non-teaching staff, that is built and drawn according to specificities of subjects and of organizational, normative and educational contexts where they are inserted, taking into account their perspectives on training. Among the results achieved, we highlight the positive sight of the non-teaching staff’s training and the expression of no training need, but when confronted with concrete offers, they assume the need of training. On the other hand, in spite of being pleased with the training, they consider this training, in its contents, too much theoretical and unpractical. This discrepancy of speeches has, for many authors, an explanation and it is related to the ways of conceive and practice the training, in this way we recommend the use of methodologies that are active and contextualized with subjects’ work. It is important to make both institutions aware of the reality of total absence of training offers to a public that feel set apart and to consider the training as an investment in people, who are considered strategic resources for ensure the proper working of organizations. Thus, we show a training plan proposal that collide with the learners’ interests and perspectives, making them closely to the education subject. From this assumption, it does not seem to us that the proposal mentioned might be implemented without a debate and a reflection on the proposal between the actors involved, at once the non-teaching staff, grouping’s direction and training center. Besides this one, we give priority to the sounding of different actors (parents/guardians, students, grouping’s direction, city council and training center) making, thus, an evaluation of multiple perspectives, fitting the professional and educative contexts and theirs actors, allowing, through moments of reflection and debate with the actors, propose strategies of intervention and change of meaning of the total absence of political actions capable of sustain and support the training offer, as well as the training frequency of this public. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34864 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Margarida Isabel Peixoto Carneiro.pdf Acesso restrito! | 2,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
APÊNDICES & ANEXOS.zip Acesso restrito! | 20 MB | Unknown | Ver/Abrir |