Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34849

TítuloA mediação socioeducativa como agente da inclusão escolar : aprender a construir o sucesso escolar em conjunto
Outro(s) título(s)The socio-educative mediation as an agent of school inclusion : learning how to build the road for success in school
Autor(es)Martins, Liliana Raquel Machado
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveMediação socioeducativa
Inclusão
Sucesso escolar
Atores educativos
Ecologia mediativa
Socio-educative mediation
Inclusion
Education success
Educational players
Ecological mediation
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio, enquadra-se na modalidade de estágio curricular, a realizar num Agrupamento de Escolas, mais concretamente no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), de uma escola E.B. 2 3, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área da Mediação Educacional e Supervisão da Formação. A área de intervenção em que esta modalidade de trabalho se insere é a Mediação Socioeducativa em contexto escolar. A mediação socioeducativa é ainda uma área de intervenção pouco explorada e pouco utilizada como “dispositivo de comunicação” entre os atores no ambiente escolar. Se considerar a sua pouca exploração e a sua potencialidade, o interesse em desenvolver esta área de intervenção foi desde logo evidente. Tendo presente que a escola não se resume à sala de aula, além de espaço de educação formal, a escola é local de convivência, de multiculturalidade, de negociação, de socialização, de inclusão, de (in)sucesso escolar, de diálogo, de emancipação e de conflitos A implementação de um projeto de Mediação Socioeducativa, mostrou-se desde logo ser uma área de intervenção desafiante, tendo como cerne o sucesso escolar, com o objetivo da inclusão, da comunicação entre os atores, de trabalharem em conjunto para atingirem o mesmo objetivo. É com a visão de que o ambiente escolar gera fluxos entre os atores educativos, com potencialidades de exploração mediativa, que o presente relatório tem como objetivo principal compreender como se desenvolve a mediação socioeducativa num contexto tão dinâmico e heterogéneo como é o caso do Agrupamento Escolar em foco, auxiliando o processo de inclusão e de sucesso e posteriormente promover e incentivar atividades que aproximem pais, alunos e professores e motivem a realização de discussões que fomentem a harmonia no ambiente escolar. Em democracia, as finalidades da escola e os critérios de sucesso são escolhas políticas, às quais a comunidade educativa tem de se submeter, no entanto com a cooperação de todos os atores educativos, do sucesso baseado na medição individual de ganhos, passa também para um sucesso colaborativo que se espera inclusivo, privilegiando o incentivo grupal, intragrupal e intergrupal em detrimento do individual, aumentando-se o desempenho escolar, a interação entre os atores educativos e as competências sociais, num ganha –ganha para todos; É necessária a veiculação de processos mediativos que favoreçam pedagogias ativas, diferenciadas e construtivistas e também uma avaliação formativa. Estas, condições absolutamente necessárias, otimizar a comunicação, as situações didáticas, a consideração das diferenças, as regulações educativa, são fatores de sucesso.
The following internship report fits onto the mode of curricular internship to be held Grouping of Schools, specifically in a EB 2, 3 on the office of Student and Family Services (GAAF), in order to obtain the Master’s Degree in Education Sciences, area of Educational Mediation and Supervision in Training. The area of intervention of this curricular internship is socio-educative mediation in school. This type of mediation is still an area unexplored and not in use as a “communication mechanism” by the educational players. Considering that it is not yet very developed and its potentiality, there was great interest in developing this particular intervention area. Having in mind that school is not only the classroom, but also the space for formal education, in its spaces also occur many other phenomena, such as, sociability, multiculturalism, negotiation, inclusion, dialogue, emancipation, conflict and education success and failure. That is why the implementation of a project of Socio-educative Mediation was, from the very start, a defiant area of intervention, which has as its main concern the success of education in the forms of inclusion and communication with key-players in order to obtain the same purpose. Because school environment generates flow between the education players and has potential for mediation exploration, the present report has as a main objective the understanding of the development of socio-educative mediation in a grouping of schools because it is a very dynamic and heterogeneous context. It aims to help the process of inclusion and education success and, later on, to promote and incentivize activities which will bring closer parents, students and teachers motivating also the occurrence of discussions for a better harmony in school’s environment. In democracy, the purpose of school and the success criteria are the political choices to which the educative community has to obey. In a win-win situation with the cooperation of every educational player, the success of individual gain mediation allows also the collaborative success which one hopes to be inclusive, privileging the group incentive, intragroup and intergroup at the expense of the individual, augmenting the school performance, the interaction with the school players and the social skills. It is necessary the passing on of mediation processes which favours the active, differentiated and constructivist pedagogies and also a training evaluation. These conditions, which are absolutely essential, optimize communication, didactical situations, promote different awareness and educational regulations are success factors.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34849
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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