Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34831

TítuloA avaliação da formação em contexto autárquico
Outro(s) título(s)Evaluation of training in municipal context
Autor(es)Mendes, Rita Isabel Magalhães
Orientador(es)Antunes, Fátima
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio que apresenta como título “A avaliação da formação em contexto autárquico” é o produto final do estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação - Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, que teve como problemática geral a formação profissional e como problemática específica, a avaliação da formação. A formação profissional contínua é uma forma de educação permanente que intervém na relação entre o trabalhador e a prática profissional. Os trabalhadores têm a possibilidade de adquirirem e desenvolverem conhecimentos pertinentes para o exercício da função profissional. Os principais modelos de avaliação propõem, geralmente, uma intervenção em quatro momentos da atividade formativa: antes, durante, depois, e seis meses após o término (avaliação do impacto). Assim, é possível identificar as motivações que os formandos apresentam num momento inicial; realizar o acompanhamento do formando, no sentido de se identificarem as dificuldades e os progressos no processo de aprendizagem; efetuar o apuramento do sucesso da atividade formativa, incidindo sobre vários aspetos e por fim, compreender a transferência dos resultados da formação para a atividade profissional. A nossa intervenção realizou-se numa autarquia do norte do país e apresentava como principal objetivo, refletir sobre as diferentes perspetivas da avaliação da formação. Deste modo, a intervenção incidiu em torno de dois momentos de avaliação: inicial e do impacto, para os quais foram construídos e ensaiados instrumentos de recolha de informação, o inquérito por questionário e a entrevista. Os resultados obtidos no nosso estudo permitem concluir que as expectativas e motivações iniciais dos formandos face à formação são positivas. Os formandos expectavam, maioritariamente, potenciar o desenvolvimento pessoal, adquirir novos conhecimentos e competências e aumentar a satisfação profissional. O mesmo balanço foi obtido com a avaliação do impacto, apresentando efeitos favoráveis ao nível organizacional, ao nível de gestão de pessoas e do trabalho. Estes dados permitem-nos refletir sobre a formação profissional contínua, nomeadamente os contributos que a mesma proporciona para a melhoria dos serviços da autarquia.
This professional practice report entitled "Evaluation of training in municipal context" is the final product of a study within the Master of Education - Specialization in Training, Work and Human Resources, which had continuing professional training as the general problematic and the evaluation of training as specific problematic. Continuing professional training is a form of permanent education that intervenes in the relationship between the worker and professional practice. Workers have the opportunity to acquire and develop knowledge relevant to the exercise of professional functions. The main models generally propose an evaluation at four moments of the training activity: before, during, after, and six months after the end (impact evaluation). Thus, it is possible to identify the motivations that trainees have in an initial moment; the follow up of the learner, to identify obstacles in the learning process; to apprehend the success of the training activity, focusing on various aspects, and finally, to understand the transference of the results of training into the professional activity. Our intervention took place in city council in the north of the country, and had as main objetive to reflect about different perspetives of training evaluation. So, we intervene around two moments: the initial evaluation and the impact evaluation, for which were constructed and tested information gathering tools, such as surveys and interviews. The results obtained by our study support the conclusion that the initial expectations and motivations of trainees toward training are positive. The trainees expect, mostly, to enhance personal development, to acquire new knowledge and skills, and to increase job satisfaction. The same outcome was obtained with the impact assessment, with favourable effects at the organizational level and the levels of people and work management. These data allow us to reflect on continuing professional training, in particular the contributions that it provides to the improvement of the municipal services.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34831
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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