Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34717
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Königstedt, Martina | por |
dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-07T10:22:30Z | - |
dc.date.available | 2015-04-07T10:22:30Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 0103-863X | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/34717 | - |
dc.description.abstract | Analisa-se o impacto de uma intervenção psicológica na exploração e tomada de decisão vocacional em adolescentes portugueses. Em contexto curricular e de classe, desenvolveram-se actividades de exploração do meio e do Eu com 39 alunos e 43 alunas do 9o ano, entre 13 e 17 anos (M=14,4, DP=0,95). Em um design pré/pós-teste, aplicaram-se o Career Exploration Survey (CES) e o Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Os resultados do teste do sinal evidenciaram ganhos significativos (p<0,01) nas dimensões de exploração e diminuição significativa da falta de informação profissional (p<0,01) e do total das dificuldades de decisão (p<0,05). Observou-se um padrão de correlações negativas (ró de Spearman) entre as duas medidas vocacionais, evidenciando uma relação entre a informação explorada na intervenção e a diminuição das dificuldades de decisão por falta de motivação. Em geral, os resultados suportam a importância do papel da exploração da carreira na diminuição das dificuldades de tomada de decisão. | por |
dc.description.abstract | This study analyses the impact of a psychological intervention to promote vocational exploration and decisionmaking in Portuguese adolescents. Activities to foster exploration of self and environment were developed in a classroom program with 39 boys and 43 girls, all 9th grade students, between 13 and 17 years of age (M=14,4, SD=0.95). Following a pre/post-test design, the Career Exploration Survey (CES), and the Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ) were administered. Results of sign-test showed significant increments (p<0.01) in all of the exploration dimensions, significant reduction of lack of occupational information (p<0.01) and of the total of career decision-making difficulties (p<0.05). Negative correlations (Spearman’s rho) between the two career measures was observed, evidencing a relationship between information explored during intervention and decreased difficulty with decision-making due to lack of motivation. In general, results support the importance of career exploration on diminishing decision-making difficulties. | por |
dc.description.abstract | Evalúa-se el impacto de una intervención psicológica que fomenta la exploración y la decisión vocacional en adolescentes portugueses. Fueran efectuadas actividades de exploración del medio ambiente y del yo en contexto curricular de clase con 39 alumnos y 43 alumnas del curso 3º ESO, 13 hasta 17 años (M=14,4, DP=0,95). Utilizó-se un diseño pre/posteste, con aplicación del Career Exploration Survey (CES) y Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Resultados del test del señal evidencian beneficios significativos (p<0,01) en las dimensiones de la exploración, reducción significativa de ausencia de información ocupacional (p<0,01) y total de dificultades de decisión (p<0,05). Ha sido observado un patrón de correlaciones negativas (ró de Spearman) entre las dos medidas vocacionales, mostrando relación entre la información explorada e la disminución de las dificultades de decisión por falta de motivación. En general, resultados sostienen la importancia de la exploración de carrera en la disminución de las dificultades de decisión | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Orientação vocacional | por |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Career guidance | por |
dc.subject | Adolescence | por |
dc.subject | Development | por |
dc.subject | Orientación vocacional | por |
dc.subject | Adolescencia | por |
dc.subject | Desarrollo | por |
dc.title | Exploração vocacional em adolescentes: avaliação de uma intervenção em classe | por |
dc.title.alternative | Adolescents career exploration: evaluation of an intervention | eng |
dc.title.alternative | Exploración vocacional en adolescentes: evaluación de una intervención en clase | spa |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | www.scielo.br/paideia | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 303 | por |
oaire.citationEndPage | 312 | por |
oaire.citationIssue | 47 | por |
oaire.citationTitle | Paidéia | por |
oaire.citationVolume | 20 | por |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0103-863X2010000300003 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.journal | Paidéia | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exploração vocacional em adolescentes - Avaliação de uma intervenção em classe.pdf | Documento principal | 418,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |