Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34687
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Marisa | por |
dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-01T17:45:57Z | - |
dc.date.available | 2015-04-01T17:45:57Z | - |
dc.date.issued | 2010-04 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, C., & Taveira, M. C. (2010). O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantes. Análise Psicológica, 28(2), 333-341. | por |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/34687 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira. | por |
dc.description.sponsorship | (undefined) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Carreira | por |
dc.subject | Grounded theory | por |
dc.subject | Influência parental | por |
dc.subject | Intervenção vocacional | por |
dc.subject | Career | por |
dc.subject | Career counselling | por |
dc.subject | Parental influence | por |
dc.title | O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: perspectivas de pais e de estudantes | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0870-82312010000200008&script=sci_arttext | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 333 | por |
oaire.citationEndPage | 341 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationTitle | Análise Psicológica | por |
oaire.citationVolume | 28 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.journal | Análise Psicológica | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário.pdf | Documento principal | 73,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |