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https://hdl.handle.net/1822/34662
Título: | A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? |
Outro(s) título(s): | Democratic management of schools: from self-government
to the rise of a managerial post-democracy? La gestion démocratique des écoles: de l´autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnaire? |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Palavras-chave: | Gestão democrática das escolas Autogoverno Participação no processo da tomada da decisão Gerencialismo Pós-democracia Democratic management of schools Self-government Participation in the decision-making process Managerialism Post-democracy Gestion démocratique des écoles Autogouvernement Participation au processus de prise de décision Managérialisme Post-démocratie |
Data: | 2014 |
Editora: | Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
Revista: | Educação & Sociedade |
Resumo(s): | O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão
democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária. The author points out three basic elements that have been historically associated with the democratic management of schools: election, collegiality, participation in decision-making. The combination or the rejection of some of those different dimensions in specific social contexts may result in various conceptions of democratic management of schools, from selfgovernment to the possible rise of a managerial post-democracy L’auteur souligne trois éléments de base qui ont été historiquement associés à la gestion démocratique des écoles: l’élection, la collégialité, la participation à la décision. La combinaison ou le rejet de certaines de ces différentes dimensions, dans des contextes sociaux spécifiques, peuvent entraîner des diverses conceptions de la gestion démocratique des écoles, de l’autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnaire |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34662 |
DOI: | 10.1590/ES0101-73302014142170 |
ISSN: | 0101-7330 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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