Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34598
Título: | Promover a articulação curricular através de processos de contextualização |
Autor(es): | Morgado, José Carlos Leite, Carlinda Fernandes, Preciosa Mouraz, Ana |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação |
Resumo(s): | Partindo da ideia de que a diversidade que hoje carateriza as escolas portuguesas e as salas de aula, bem como as conceções do que é ensinar e educar, interpelam a fazer dos processos de ensino-aprendizagem momentos dinâmicos e criativos e a fazer dos alunos protagonistas das suas aprendizagens, a articulação e a contextualização do currículo configuram-se como uma das vias propícias para esses efeitos. O texto que a seguir se apresenta incide sobre essas temáticas e enquadra-se num projeto de investigação em curso, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sendo um dos seus objetivos verificar até que ponto os processos de contextualização promovem e/ou facilitam a articulação curricular. Os resultados indiciam que os professores, embora não distingam estes conceitos e nem usem muito no seu vocabulário a expressão contextualização curricular, recorrem, nas suas práticas, a processos que os têm por base, e que o fazem quanto melhores são as suas condições de decisão curricular. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Formação profissional : investigação educacional sobre teorias, políticas e práticas : atas do XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE", ISBN 978-989-8272-17-1 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34598 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
02. Promover a AC através da Contextualização (AFIRSE, 2013).pdf Acesso restrito! | 714,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |