Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34243

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Josépor
dc.contributor.editorMacedo, Ana Gabiela-
dc.contributor.editorSousa, Carlos Mendes-
dc.contributor.editorMoura, Vítor-
dc.date.accessioned2015-03-06T14:07:53Z-
dc.date.available2015-03-06T14:07:53Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.isbn978-989-755-075-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34243-
dc.description.abstractA comunicação publicitária, fenómeno omnipresente no quotidiano, é um bom campo de pesquisa para se tentarem evidenciar as relações entre a concetualização linguística, os estereótipos sociais e a forma como, no seu discurso, a publicidade neles se alicerça. Neste texto, e partindo da análise de campanhas publicitárias recentes, pretende-se mostrar que a organização concetual que subjaz à estrutura significativa das línguas envolve dimensões individuais e sociais, bem assim como a relação nem sempre socialmente percebida entre a construção dos conceitos e dos estereótipos sociais. Tentar-se-á evidenciar como a comunicação publicitária assenta em representações sociais prestigiantes ou então estereotipadamente negativas, servindo-se destas últimas para conseguir o humor como estratégia comunicativa. Em suma, que a comunicação publicitária é multimodal e não apenas uma questão de "palavras e imagens".por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.description.sponsorshipCOMPETEpor
dc.description.sponsorshipQRENpor
dc.description.sponsorshipFundo Europeu de Desenvolvimento Regionalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectLinguagenspor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectMetonímiapor
dc.titlePublicidade, cognição e linguagens : a (in)sustentável leveza dos estereótipospor
dc.typebookPart-
dc.relation.publisherversionhumus@humus.com.ptpor
oaire.citationStartPage237por
oaire.citationEndPage260por
oaire.citationIssuepor
oaire.citationTitleAs humanidades e as ciências : disjunções e confluênciaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.bookTitleAs humanidades e as ciências : disjunções e confluênciaspor
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PUBLICADO publicidade estereotipos ColoqOuton.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID