Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34236
Título: | Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização |
Autor(es): | Silva, João Pedro Pereira da |
Orientador(es): | Zagalo, Nelson |
Palavras-chave: | Turismo Dispositivos móveis Gamificação Tourism Mobile devices Gamification |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Com o aumento do poder de compra das pessoas associado à evolução da tecnologia, assiste-se a
um crescimento das vendas de dispositivos móveis inteligentes, assim como a uma melhoria da
qualidade de vida das pessoas. Estas alterações conduziram a um aumento das viagens e do
turismo e com estas surgiram novas necessidades no campo das aplicações móveis de suporte a
experiências turísticas.
Estas necessidades têm sido respondidas por várias aplicações, que têm sabido fazer uso das
novas possibilidade tecnológicas oferecidas pelas plataformas móveis. Ainda assim estas
aplicações têm surgido aplicadas a um âmbito internacional, apresentando assim lacunas numa
oferta especializada a nível regional, nomeadamente para Portugal.
Uma vez identificada esta lacuna, este projeto propõe a divulgar os principais locais e atividades
turísticas do país, além de atuar sobre os hábitos dos utilizadores, aplicando os conceitos de
Gamificação, de modo a não só fomentar o interesse pela atividade turística nacional, como
também influenciar e promover os pontos turísticos menos divulgados e visitados no país.
Através de uma abordagem baseada nos principais padrões da gamificação este projeto pretende
contribuir para o desenvolvimento de novos modelos de comunicação e interação que
contribuam para o desenvolvimento de aplicações móveis dedicadas ao turismo nacional, através
da captura e apresentação de soluções que aspiram a criar melhores e mais envolventes
experiências turísticas. With the increase in the purchasing power of the people associated with the evolution of technology, we are witnessing a growth in sales of smart mobile devices, as well as an improved quality of life. These changes led to an increase in travel and tourism and with these new needs have emerged in the field of support to tourist experiences mobile applications. These needs have been addressed by various applications that have been able to make use of the new technological possibilities offered by mobile platforms. Yet these applications have arisen applied to an international level, thus presenting gaps in a specialized regional supply, particularly for Portugal. Once identified this gap, this project proposes to disclose the major local and tourist activities in the country, besides working on the habits of users, applying the concepts of gamification in order to not only raise interest in domestic tourism, but also influence and promote the attractions visited in the least publicized areas. Through a major patterns based on the gamification approach, this project aims to contribute to progress of new models of communication and interaction that contribute to the development of mobile applications dedicated to tourism, by capturing and presenting solutions that aspire to create better and more engaging tourist’s experiences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Media e Interativos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34236 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Pedro Pereira da Silva.pdf | 17,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |