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https://hdl.handle.net/1822/34164
Título: | Impacto e efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas curriculares das lideranças intermédias |
Autor(es): | Machado, Maria da Graça Marques Dias Pacheco, José Augusto Seabra, Filipa |
Palavras-chave: | Avaliação externa Lideranças intermédias Práticas curriculares |
Data: | 2015 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) |
Resumo(s): | O reconhecimento da avaliação externa como um elemento - chave na mudança dos sistemas educativos trouxe para o centro do debate a importância das lideranças intermédias na melhoria das práticas curriculares e o aumento da qualidade do ensinoaprendizagem. Esta comunicação apresenta os resultados parciais de um projeto de investigação, em que se objetivou compreender de que modo o primeiro ciclo da avaliação externa das escolas, em Portugal, influenciou as dinâmicas curriculares e eficácia das lideranças intermédias. A análise dos dados quantitativos, recolhidos junto de uma amostra nacional de professores, através de um questionário on line (n=1102), remete para uma dicotomia entre, por um lado, o reconhecimento de que a Avaliação Externa tem um impacto mais positivo que negativo nas escolas, criando patamares de exigência mais elevados e abertura à mudança; por outro, a constatação de que ainda não produziu efeitos/resultados substanciais, no trabalho colaborativo de planificação, articulação, gestão e avaliação do currículo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34164 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SPCE_Machado_Pacheco_Seabra.pdf | 766,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |