Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34135
Título: | Educação e imaginário intercultural: recomposição do papel da sociedade civil |
Autor(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Palavras-chave: | Educação Sociedade civil Diversificação cultural Cenários sociais pós-coloniais Imaginário intercultural. Education Civil society Cultural diversification Postcolonial scenarios Intercultural imaginary |
Data: | 2012 |
Editora: | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
Revista: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos |
Resumo(s): | Analisa, com referência às sociedades europeias, a diversificação
cultural dos cenários sociais pós-coloniais e a urgente necessidade de
vincular a educação, nesses contextos, a um imaginário social mais
conforme a lógica inclusiva da democracia. O imaginário intercultural é
visto como o novo rosto daquele imaginário e pressupõe, como condição
de materialização, ampla e profunda recomposição do papel educativo da
sociedade civil, como concluímos no texto. This work analyzes the cultural diversification of the social post-colonial scenarios and the urgency to link education to a social imaginary in accordance to the inclusive democratic logic. The intercultural imaginary is seen as a new face of the previous one and establishes as materialization condition the wide recomposition of the civil society educational role. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34135 |
ISSN: | 0034-7183 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RBP-Art.2012.pdf | 754,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |