Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33997

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Albertino-
dc.contributor.authorSilva, Adriano Padilha Marques dapor
dc.date.accessioned2015-02-19T11:27:44Z-
dc.date.available2015-02-19T11:27:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33997-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Culturapor
dc.description.abstractEste trabalho preocupa-se em traçar um panorama sobre duas distintas correntes culturais cinematográficas e as técnicas e modelos de discussão acerca de temáticas sociais, como a repressão social, o negligenciamento familiar e a sexualidade. O discurso revolucionário da Nouvelle Vague francesa e as características estéticas do Pós-Modernismo, em virtude da análise de duas obras fílmicas: Les Quatre Cents Coups de François Truffaut e Kids de Larry Clark, servem de objetos para a análise deste conteúdo. Nesta pesquisa, o cinema é entendido como um meio de produção artística, cultural e comercial. Possui a capacidade para apresentar realidades e culturas distintas e se relacionar com épocas que marcaram e marcam grandes mudanças na humanidade, sendo também uma ferramenta que desenvolve ou lança novos padrões culturais. Uma arma para crítica social ou um produto da indústria cultural? Os movimentos cinematográficos analisados mostram as transformações de valores entre os contextos temporais e sociais do cinema vanguardista e o da contemporaneidade. Para elucidar todas as questões propostas neste projeto, o trabalho busca os conceitos de teóricos ligados à modernidade, pós-modernidade, cinema e comportamento social, como também estudos referentes à sexualidade humana, psicologia e psicanálise.por
dc.description.abstractThis paper is concerned to draw a picture about two distinct cinematic cultural trends, techniques and models for discussion of social issues such as social repression, family neglect and sexuality. The revolutionary discourse of the french Nouvelle Vague and the aesthetic features of Postmodernism, by virtue of the analysis of two film works: “Les Quatre Cents Coups” by François Truffaut and Larry Clark's “Kids”, serve as objects for analysis of this content. In this research, the cinema is understood as a mean of artistic, cultural, and commercial production. Has the ability to present some realities and different cultures and relate them to periods that marked and mark major shifts in humanity. It is also a tool that develops and launches new cultural patterns. A weapon for social criticism or a product of the culture industry? The film movement analyzed, show the change of values between the temporal and social contexts of the contemporary and the avant-garde cinema. To clarify all issues in this project, the theoretical search is about concepts related to modernity, post-modernity, cinema and social behavior, as well as studies related to human sexuality, psychology and psychoanalysis.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectNouvelle vaguepor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectFrançois Truffautpor
dc.subjectLarry Clarkpor
dc.subjectPost-modernitypor
dc.titleLes quatre cents coups e Kids: a construção do discurso da repressão social e sexualidade na nouvelle vague e no cinema contemporâneopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc791.43.01por
dc.identifier.tid201222124-
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE COMPLETA - ADRIANO PADILHA.pdf
Acesso restrito!
3,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID