Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33831

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.editorMacedo, Ana Cristina-
dc.contributor.editorCostas, Eulália Agrelo-
dc.contributor.editorSilva, Sara Raquel Reis da-
dc.date.accessioned2015-02-12T14:29:15Z-
dc.date.available2015-02-12T14:29:15Z-
dc.date.issued2014-10-
dc.identifier.isbn978-989-8582-36-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33831-
dc.description.abstractA inclusão de A História de Pedrito Coelho (1901/1902) na «Lista de Obras e Textos para ler e ouvir ler» das Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico vem aproximar o texto (clássico) de Beatrix Potter dos pequenos leitores portugueses, participando do conjunto de leituras “mínimas”, que se tornam comuns a todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. No presente ensaio, analisa-se esta obra clásica, procurando situá-la na História da Literatura para a infância, a partir da abordagem crítica das suas singularidades técnico-compositivas e ideotemáticas. Distinguindo-se como parte-integrante de uma larga tradição narrativa que envolve animais com traços humanos (não raras vezes, de índole infantil), a obra de Beatrix Potter permite equacionar e reafirmar a relevante função da memória literária.por
dc.description.abstractThe inclusion of The Tale of Peter Rabbit (1901/1902) in the “List of Works and Texts to read and to hear read” of the Curricular Goals for Portuguese [Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico] made young portuguese readers to come closer to the text (classic) by Beatrix Potter, participating in the set of "minimum" readings that become common to all students of the 1st cycle of basic education. In this essay, we analyse this classic work, seeking to place it in the History of Children’s Literature, from a critical approach to its technical and compositional as well as thematic and ideological singularities. Distinguishing itself as an integral part of a wide-narrative tradition that involves animals with human traits (not rarely, child character), the work of Beatrix Potter helps to question and reaffirm the relevant role of literary memory.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherTropelias & cªpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectMetas curriculares de portuguêspor
dc.subjectBeatrix Potterpor
dc.subjectA história do Pedrito Coelhopor
dc.subjectÁlbum narrativopor
dc.subjectClássicopor
dc.subjectMemória literáriapor
dc.subjectThe tale of Pedrito Rabbitpor
dc.subjectPicturebookpor
dc.subjectClassicpor
dc.subjectLiterary memorypor
dc.titleA "memória" como fundamento e legitimação : Beatrix Potter e A história do Pedrito Coelho nas metas curriculares de portuguêspor
dc.typebookPart-
oaire.citationStartPage129por
oaire.citationEndPage141por
oaire.citationIssuepor
oaire.citationTitleFormación lectora : obras imprescindíbeispor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.bookTitleFormación lectora : obras imprescindíbeispor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Potter.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID