Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33664
Título: | Redes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade |
Autor(es): | Faria, Ádila Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Redes sociais no jardim-de-infância Comunicação online Interacção online jardim-de-infância/família/comunidade |
Data: | Set-2011 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Resumo(s): | A importância do ambiente de aprendizagem, onde pais e professores e outros elementos da comunidade educativa colaboram tem vindo a ser considerada da maior importância para a formação integral das crianças que frequentam o Jardim-de-Infância. Neste artigo, e com base num projecto de investigação em curso há 3 anos, pretendemos dar conta das estratégias e dos processos de interacção, presenciais e online, estabelecidos entre o Jardim-de- Infância de Rio Covo – Barcelos e os encarregados de educação. Para o efeito, está a ser utilizada a plataforma Ning, (http://janelajardim.ning.com), na qual disponibilizamos todos os projectos desenvolvidos pelas crianças e que funciona como interface de comunicação, divulgação, partilha online, construção colectiva de conhecimento e que constitui já uma pequena comunidade com cerca de 700 membros, entre profissionais e investigadores, nacionais e estrangeiros, pelo que se constitui, também, potenciadora do desenvolvimento profissional dos Educadores que nela participam. Nesta comunicação salientamos a vertente da interacção com a família, concretamente: i) disponibilização de conteúdos e recursos online, ii) sessões formativas presenciais para encarregados de educação de modo a dotá-los de competências e estratégias que lhes permitam acompanhar e intervir online no trabalho das crianças; iii) sessões formativas com recurso à videoconferência com intervenientes nacionais e internacionais, iv) acompanhamento no apoio presencial e a distância; v) resultados preliminares |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33664 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REDES SOCIAIS NO JARDIM DE INFÂNCIA.pdf | Texto completo | 909,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |