Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33663

TítuloA investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
Autor(es)Faria, Paulo
Ramos, Altina
Palavras-chaveInvestigação-acção
Multiliteracias
Web 2.0
Formação de professores
DataSet-2011
EditoraUniversidad de A Coruña
Resumo(s)No âmbito do projecto de doutoramento em curso pretendemos, através de metodologias participativas como a investigação-acção, incentivar a inovação pela integração de ferramentas digitais na aula de Língua Portuguesa, desenvolvendo a formação contínua dos professores que leccionam essa disciplina na Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos – Portugal. Nesta comunicação apresentamos alguns dos efeitos do uso didáctico das tecnologias digitais por parte destes professores, em contexto formal e não formal de aprendizagem, em termos de práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais e de inovação educativa na escola. A parte visível de toda a actividade está acessível online através da plataforma Linguagens 2.0 (http://linguagens.ning.com) de acesso restrito, contando com cerca de 400 membros. Ao mesmo tempo propomo-nos também mostrar de que forma as teorias e práticas centradas na investigação-acção e com recurso a ferramentas colaborativas da Web 2.0 têm conduzido a processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Ainda que sem resultados conclusivos, serão apresentadas evidências decorrentes de entrevistas, notas de campo e do contacto diário com os professores e alunos que indiciam uma reconfiguração dos paradigmas e métodos de ensino por parte dos intervenientes.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33663
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A INVESTIGAÇÃOACÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA.pdfTexto completo829,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID