Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33663
Título: | A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais |
Autor(es): | Faria, Paulo Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Investigação-acção Multiliteracias Web 2.0 Formação de professores |
Data: | Set-2011 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Resumo(s): | No âmbito do projecto de doutoramento em curso pretendemos, através de metodologias participativas como a investigação-acção, incentivar a inovação pela integração de ferramentas digitais na aula de Língua Portuguesa, desenvolvendo a formação contínua dos professores que leccionam essa disciplina na Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos – Portugal. Nesta comunicação apresentamos alguns dos efeitos do uso didáctico das tecnologias digitais por parte destes professores, em contexto formal e não formal de aprendizagem, em termos de práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais e de inovação educativa na escola. A parte visível de toda a actividade está acessível online através da plataforma Linguagens 2.0 (http://linguagens.ning.com) de acesso restrito, contando com cerca de 400 membros. Ao mesmo tempo propomo-nos também mostrar de que forma as teorias e práticas centradas na investigação-acção e com recurso a ferramentas colaborativas da Web 2.0 têm conduzido a processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Ainda que sem resultados conclusivos, serão apresentadas evidências decorrentes de entrevistas, notas de campo e do contacto diário com os professores e alunos que indiciam uma reconfiguração dos paradigmas e métodos de ensino por parte dos intervenientes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A INVESTIGAÇÃOACÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA.pdf | Texto completo | 829,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |