Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33581

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Paulopor
dc.contributor.authorMiranda, Luísapor
dc.contributor.authorMorais, Carlospor
dc.contributor.authorAlves, Evandropor
dc.contributor.editorEscudeiro, Paulo-
dc.contributor.editorVicari, Rosa-
dc.contributor.editorSantos, Juan M.-
dc.date.accessioned2015-02-04T15:25:34Z-
dc.date.available2015-02-04T15:25:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn978-84-8158-612-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33581-
dc.description.abstractThis study had the goal to analyze the value that higher education students and teachers assign to Schedule, Announcements, Resources, Assignments, Tests, Drop Box, Messages, Forums and Search of Sakai collaborative learning environment and to verify if there is any relation between the value assigned to each tool and the experience that the user has with computers. The data set were obtained from responses to a survey by a sample of students and teachers. The most valued tool for students and teachers for course support were Resources and Announcements. Most students and teachers classify their experience with computers as intermediate. In general, the experience with computers has no influence on the valuation of the Sakai collaborative environment tools.por
dc.description.abstractEste estudo teve como principais objectivos apreciar a valorização que os alunos e os professores do ensino superior atribuem às ferramentas Agenda, Avisos, Recursos, Trabalhos, Testes, Cacifo, Mensagens, Fóruns e Pesquisa do ambiente colaborativo Sakai e verificar se os conhecimentos informáticos dos utilizadores têm influência na valorização das referidas ferramentas. Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um inquérito por uma amostra de alunos e uma amostra de professores. As ferramentas mais valorizadas pelos alunos e pelos professores, no apoio às unidades curriculares, foram os Recursos e os Avisos. A maioria dos alunos e dos professores classifica os seus conhecimentos como conhecimentos intermédios. De um modo geral, os conhecimentos informáticos dos utilizadores não têm influência na valorização das ferramentas do ambiente colaborativo Sakai.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherIEEEpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectE-learningpor
dc.subjectCollaborative learning environmentspor
dc.subjectSakaipor
dc.subjectAmbientes colaborativos de aprendizagempor
dc.titleEstudo sobre a utilização das ferramentas do ambiente Sakai numa instituição de ensino superiorpor
dc.title.alternativeStudy about Sakai tools used in a higher education institutioneng
dc.typeconferencePaper-
dc.relation.publisherversionhttp://romulo.det.uvigo.es/ticai/index.php/ticai2011/ticai2011-2por
oaire.citationStartPage68por
oaire.citationEndPage76por
oaire.citationTitleTICAI 2011por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleTICAI 2011por
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CL_2013 Ferramentas Sakai(ticai11)_cap11.pdf354,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID