Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33141

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria Alexandra Ribeiro Pinto dapor
dc.contributor.authorViana, Isabel Carvalhopor
dc.date.accessioned2015-01-23T10:57:15Z-
dc.date.available2015-01-23T10:57:15Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33141-
dc.descriptionPublicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2por
dc.description.abstractNesta comunicação apresentamos um projeto de doutoramento em curso, focado na prática docente da educação profissional de jovens e adultos. Esta é uma problemática que emerge das políticas educativas no Brasil. Pois, em função da descontinuidade da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, o Decreto nº 5.840/06 instituiu o PROEJA, cujo objetivo é ofertar um ensino gratuito e de qualidade às camadas mais pobres daquela sociedade. A introdução dessa modalidade de ensino na Rede Federal foi realizada visando o aproveitamento das instalações físicas e dos recursos humanos. O PROEJA situa importantes desafios, tais como: 1) romper com a educação bancária (Freire, 2005); 2) proporcionar educação e profissionalização a uma parcela excluída (Moura & Henrique, 2007); 3) formar professores para a educação tecnológica (Reis, 2009). No IFRN, a implantação do PROEJA foi acompanhada pela oferta de uma especialização direcionada ao ensino nessa modalidade. Assim, com este estudo procuramos explorar e compreender a contribuição desta especialização na prática docente, partindo da análise de conteúdo de narrativas autobiográficas. Os resultados iniciais indicam que o curso pode ter fornecido elementos necessários para a formação de profissionais reflexivos, autônomos, capazes de dialogar e aprender no exercício da docência, conforme descrito por Schon (2000).por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEducação profissional de jovenspor
dc.titleContribuição do curso de especialização na prática docente da educação profissional de jovens e adultospor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11-13 set. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage2416por
oaire.citationEndPage2426por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Costa, M. A. R. P. & Viana, I. C. 2013.pdfDocumento principal1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID