Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33141
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Maria Alexandra Ribeiro Pinto da | por |
dc.contributor.author | Viana, Isabel Carvalho | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-23T10:57:15Z | - |
dc.date.available | 2015-01-23T10:57:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33141 | - |
dc.description | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2 | por |
dc.description.abstract | Nesta comunicação apresentamos um projeto de doutoramento em curso, focado na prática docente da educação profissional de jovens e adultos. Esta é uma problemática que emerge das políticas educativas no Brasil. Pois, em função da descontinuidade da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, o Decreto nº 5.840/06 instituiu o PROEJA, cujo objetivo é ofertar um ensino gratuito e de qualidade às camadas mais pobres daquela sociedade. A introdução dessa modalidade de ensino na Rede Federal foi realizada visando o aproveitamento das instalações físicas e dos recursos humanos. O PROEJA situa importantes desafios, tais como: 1) romper com a educação bancária (Freire, 2005); 2) proporcionar educação e profissionalização a uma parcela excluída (Moura & Henrique, 2007); 3) formar professores para a educação tecnológica (Reis, 2009). No IFRN, a implantação do PROEJA foi acompanhada pela oferta de uma especialização direcionada ao ensino nessa modalidade. Assim, com este estudo procuramos explorar e compreender a contribuição desta especialização na prática docente, partindo da análise de conteúdo de narrativas autobiográficas. Os resultados iniciais indicam que o curso pode ter fornecido elementos necessários para a formação de profissionais reflexivos, autônomos, capazes de dialogar e aprender no exercício da docência, conforme descrito por Schon (2000). | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Educação profissional de jovens | por |
dc.title | Contribuição do curso de especialização na prática docente da educação profissional de jovens e adultos | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11-13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 2416 | por |
oaire.citationEndPage | 2426 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Costa, M. A. R. P. & Viana, I. C. 2013.pdf | Documento principal | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |