Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33135
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Liliana | por |
dc.contributor.author | Viana, Isabel Carvalho | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-23T10:16:15Z | - |
dc.date.available | 2015-01-23T10:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33135 | - |
dc.description | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia". ISBN 978-989-8525-22-2 | por |
dc.description.abstract | A escola não se resume à sala de aula, além de espaço de educação formal, a escola é local de convivência, de multiculturalidade, de negociação, de socialização, de inclusão, de (in)sucesso escolar, de diálogo, de emancipação e de conflitos. Todavia, é ainda necessário “chamar a comunidade educativa” a intervir na escola, trabalhar processos comunicacionais, o aprender a viver em conjunto, aprender a construir o sucesso escolar, a desenvolver um ambiente de partilha coletiva, emancipatório e transformador das realidades. Para tal, parece-nos útil trabalhar em ambientes mediativos e explorar o papel que a mediação pode assumir. É a acreditar que o ambiente escolar possui tal amplitude que a presente comunicação, construída a partir da experiência de estágio profissionalizante, tem como objetivo principal problematizar como se desenvolve a mediação socioeducativa num contexto tão dinâmico e heterogéneo como é caso um Agrupamento Escolar, no qual os protagonistas são a comunidade educativa. Com este intuito, propomos dar visibilidade às perceções que aquela comunidade tem da inclusão e do sucesso escolar e, a partir destes vetores, discutir formas de promover e incentivar atividades que aproximem pais, alunos e professores e motivem para gerar reflexões críticas capazes de promover a cidadania inteligente no ambiente escolar. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Mediação socieducativa | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Sucesso escolar | por |
dc.title | A mediação socioeducativa como agente da inclusão escolar – aprender a construir o sucesso escolar em conjunto | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11-13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 181 | por |
oaire.citationEndPage | 191 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Martins, L. & Viana, I. C. 2013.pdf | Documento principal | 1,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |