Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33132
Título: | Currículo, diferença e futuro: desafios perspetivados pela educação urbana inteligente |
Autor(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Cidadania Inteligente Currículo Diferença Futuro |
Data: | 2013 |
Editora: | Editora CRV |
Citação: | Viana, I. C. (2013). Currículo, Diferença e Futuro: desafios perspetivados pela educação urbana inteligente. In J. C. Morgado; L. L. C. R. Santos & M. A. Paraíso (Orgs.). Estudos Curriculares: um debate contemporâneo (pp.119-132). Curitiba/Brasil: Editora CRV. |
Resumo(s): | Hoje, a instabilidade crescente que abraça o mundo reclama novas formas de desenvolvimento, de gerar a criatividade e a inovação. As redes tecnológicas cada vez mais se evidenciam canais de comunicação interpretados, no plano curricular, como interação social e integração/comunicação nos/com os contextos e ambientes naturais da atividade humana. A proposta que apresentamos evidencia os ambientes naturais como profícuos em aprendizagens úteis aos sujeitos de todas as idades e condições sociais, ao desenvolvimento sustentado das cidades, dos países. Os ambientes naturais revelam-se um território essencial porque facilitam uma visão holística e crítica, gerando espaço para integrar e desenvolver múltiplas perspetivas de aprender, de conhecer e de nos relacionarmos com a vida, com o mundo. Currículo, diferença e futuro revelam-se dimensões focais para a participação ativa na cidadania inteligente, com valor para responder aos desafios de um Mundo que se propõe moderno, um espaço multicultural capaz de se organizar de forma inclusiva e de promover a coesão social. Este é um propósito que nos convida a refletir a educação urbana inteligente como pertinente vetor de discussão e ação, por entendermos que as cidades são embriões de mudança educacional em todo o mundo. Nas cidades, onde se agrega a municipalidade, há história, há memória que instancia esperança e dúvidas à educação, ao currículo e à diferença. As cidades, os seus ambientes naturais, configuram novas formas de viver, antecipam estilos de vida, agregam e atraiam muita gente, com múltiplos interesses e origens, constituem um continuado e muito visível desafio às dinâmicas sociais, económicas, políticas e culturais e às de um quotidiano inclusivo. Não só se assumem como suporte de mudanças como o seu próprio conteúdo, sendo assim um espaço capaz de fornecer recursos valiosos para responder às prioridades educacionais, multiculturais e sociais, tornando-as proativas em interfaces úteis à dinâmica do currículo, da diferença e do futuro. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33132 |
ISBN: | 978-85-8042-775-2 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
currículo, diferença e futuro – desafios perspetivados pela educação urbana inteligente, isabel viana (7).pdf Acesso restrito! | Texto de autor | 343,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |