Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33062
Título: | Formação e educação: um projecto criativo de interface com a emancipação profissional |
Outro(s) título(s): | Training and education: a creative project of interface with professional emancipation |
Autor(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Projecto Criatividade Aprendizagem ao longo da vida Project Creativity Lifelong Learning |
Data: | 2011 |
Editora: | Editorial Skepsis.org |
Revista: | Revista Educação Skepsis |
Resumo(s): | Este tema procura desenvolver uma perspectiva reflexiva em torno do diálogo que a formação e a educação suscitam. Hoje, explicita-se um valor acrescentado à escola para dar conta da Educação. É nela que depositamos confiança na preparação dos cidadãos para agirem activamente na cidadania, apta para os projectar no conhecimento, a possibilitar gerar processos globalizados de emancipação profissional.
A educação e a formação, através de interfaces criativos do conhecimento múltiplo, promovem o desenvolvimento científico e cultural da humanidade. Em consciência da vontade de cada ser humano, autonomamente, realizar o seu percurso. É em comprometimento com a vontade que a autonomia integra a responsabilidade para organizar as formas de ser e estar, articuladas com a aprendizagem ao longo da vida. Desta forma, evidencia-se a escola como espaço significativo para levar a educação, através do diálogo substantivo com a formação, alicerçado num conceito de “escola sem muros”, transmutando-a de local de “escolarização” para o de formação, capaz de responder aos desafios que as sociedades actuais reclamam. This theme seeks to develop a reflexive perspective around the dialogue that training and education engender. Today, it becomes explicit that an added value is attributed to the school concerning Education. It is the School whom we trust to prepare citizens for playing an active role in citizenship, enabling them with knowledge, generating globalized processes of professional emancipation. Through creative interfaces of multiple knowledges, education and training promote scientific and cultural development of humanity. Being aware of the individual will of each human being, or independently, take their route. It is this commitment with autonomy that integrates the responsibility for organizing ways of being, articulated with Lifelong Learning. Thus, school stands out as a significant space to conduct education through a substantive dialogue with the training, based on a concept of "school without walls", transmuting it from a place of "schooling" to a place of training, capable of meeting the challenges that contemporary societies claim for themselves. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33062 |
ISSN: | 2177-9163 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabel_Viana_(skepsis_2011).pdf Acesso restrito! | Documento principal | 706,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |