Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33057

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViseu, Florianopor
dc.contributor.authorAlmeida, Júlia de Fátimapor
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.date.accessioned2015-01-21T14:02:13Z-
dc.date.available2015-01-21T14:02:13Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.issn1815-0640por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33057-
dc.description.abstractAs orientações metodológicas dos programas atuais de Matemática valorizam a atividade do aluno na sua aprendizagem. O tema de Geometria, pela sua natureza experimental, reflete este pressuposto. Por razões várias, muitos docentes do 1.º ciclo veem-se confrontados com sugestões metodológicas a que a sua formação nem sempre dá a devida resposta, principalmente no que diz respeito ao conhecimento de conteúdos de Geometria. A importância que este conhecimento tem nas formas de o tornar compreensível aos alunos levou-nos a averiguar o conhecimento didático de duas professoras do 1.º ciclo sobre tópicos de Geometria e a relação entre esse conhecimento e a sua formação. Constatámos que as professoras não dominam alguns conteúdos geométricos, fruto de uma formação limitada no âmbito da Geometria, e têm consciência de que estas lacunas influenciam o seu ensino.por
dc.description.abstractThe methodological guidelines of current Mathematics school programs value the activity of the students in their own learning. The theme of Geometry, due to its experimental nature, reflects this assumption. For various reasons, many primary school teachers find themselves confronted with methodological suggestions to which their education does not always give proper response, especially with regard to the content knowledge. The importance of this knowledge in making contents understandable to students, led us to investigate the knowledge of two primary school teachers on topics of Geometry and the relationship between this knowledge and their education. Through our investigation, we discovered that the teachers do not master some geometric contents, due to a limited education in the scope of Geometry, and are aware that these gaps influence their teaching.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFederación Iberoamericana de Educación Matemática (fisem)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectTópicos geométricospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectGeometrypor
dc.subjectGeometric topicspor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.titleO conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.fisem.org/www/union/revistas/2013/34/archivo11.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage113por
oaire.citationEndPage130por
oaire.citationIssue34por
oaire.citationTitleUNIÓN : revista iberoamericana de educación matemáticapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalUnión: Revista Iberoamericana de Educación Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013 UNIÓN.pdfDocumento principal198,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID