Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33014

TítuloO perfil do visitante de Guimarães e o projeto (realizado) da Capital Europeia da Cultura "Guimarães 2012"
Autor(es)Moreira, Célia de Oliveira
Orientador(es)Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Louro, Maria Filomena
Palavras-chaveComunicação
Capitais Europeias da Cultura
Guimarães 2012
Oferta / programação cultural
Perfil do visitante
Turismo cultural
Communication
European Capital of Culture
Cultural programming
Cultural tourism
Profile of the visitor to Guimarães
Kommunikation / Kommunikationswissenschaften
Europäische Kulturhauptstadt
Kulturprogramm
Bildungstourismus
Profil (der Besucher) von Guimarães
Data2013
Resumo(s)Este trabalho de dissertação incidiu sobre duas áreas distintas de estudo: a Comunicação e o Turismo. Abordou-se e refletiu-se sobre a importância do Discurso e sobre o Turismo tendo em conta um caso específico de estudo: a cidade de Guimarães enquanto Capital Europeia da Cultura durante o ano de 2012. Foi realizado um inquérito a cerca de 400 visitantes da cidade de Guimarães durante o ano do evento cultural. Algumas ilações que se puderam tirar dizem respeito às especificidades de Guimarães em termos de oferta cultural, como aposta estratégica para o Turismo.
This exercise focused on two distinct areas of study: Communication and Tourism. The approach used reflects on the importance of speech and the Tourism activity, both discussed and analyzed regarding a specific case study: the city of Guimarães as a European Capital of Culture during the year 2012. To achieve and aggregate some results on this specific subject, a survey was elaborated and applied to nearly 400 visitors to the city of Guimarães during the cultural event. The aim was to interpret some findings of this survey that may benefit the city of Guimarães in terms of cultural offerings, helping devise a strategy for tourism.
Diese Magisterarbeit verbindet zwei verschiedene Forschungsgebiete (die inzwischen auch in den Lehrplänen vieler Universitäten in zwei entsprechenden Forschungszweigen und Ausbildungsdisziplinen angesiedelt sind): die Kommunikationswissenschaften und das Studium des Tourismus. Wir sind daher einmal einigen grundlegenden Phänomenen der Sprache, insbesondere inbezug zum Tourismus, nachgegangen - vor allem den linguistischen Kriterien eines Interviews bzw. den spezifischen Formen der „Frage“, die in diesem Zusammenhang relevant sind - und zum andern dem Tourismus, und zwar als einer Fallstudie: seiner Realisierung in Guimarães während des Jahres 2012, in dem diese Stadt (neben Maribor) Europäische Kulturhauptstadt war. Um dabei zu einigen schlüssigen Ergebnissen zu kommen, die sinnvolle Folgerungen für die Erarbeitung einer zukünftigen „Strategie des Tourismus“ dieser Stadt erlauben, wurden während dieses Jahres annährend 400 (ausländische) Besucher (eingehend) interviewt. Angelpunkt und Ziel dieser Interviews war also, Kriterien zu finden, die es Guimarães ermöglichen, in den kommenden Jahren eine erfolgreiche Politik des Tourismus durchzuführen, bei der das Schwergewicht auf dem Bildungstourismus liegt.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33014
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Célia Moreira_2013.pdf
Acesso restrito!
851,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID