Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32649
Título: | A educação em sexualidade na escola como uma vivência de cidadania : alunos e alunas como agentes catalizadores da promoção de sexualidades saudáveis |
Autor(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Educação em sexualidade Cidadania Escola Competência para a ação |
Data: | 2014 |
Editora: | Editora da Universidade Federal do Rio Grande |
Resumo(s): | Neste capítulo, argumenta-se que a educação em sexualidade, orientada para o desenvolvimento de ações por alunos e alunas para a promoção de sexualidades saudáveis em si próprios/as, nos seus pares e na sua escola e comunidade, constituem vivências de cidadania ativa e participativa em sociedades democráticas. Para desenvolver esta argumentação, serão exploradas as ligações entre o paradigma de educação para a saúde democrática, a participação genuína dos alunos e das alunas no ensino e aprendizagem orientados para a ação e a abordagem IVAM (Investigação, Visão, Ação e Mudança) nas escolas promotoras de saúde, enfatizando como principal resultado de aprendizagem o desenvolvimento da competência para a ação dos alunos e alunas, ou seja, a sua habilidade para realizarem ações reflexivas, individual ou coletivamente, e provocarem mudanças positivas nos estilos de vida e/ou condições de vida que levem à promoção de sexualidades saudáveis. Durante esta argumentação, serão utilizados alguns resultados de estudos de caso de educação em sexualidade orientada para a ação com utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na comunidade escolar, para dar voz a alunos e alunas, professores e professoras e pais e mães sobre os efeitos da participação e ação de alunos e alunas com parte do seu processo de aprendizagem na escola. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32649 |
ISBN: | 978-85-7566-341-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vilaça, T.(2014).pdf | Documento principal | 1,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |