Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32641
Título: | O projecto nacional de educação pelos pares da Fundação Portuguesa “A comunidade contra a sida” em escolas EB2/3 do Porto |
Autor(es): | Aguiar, Filomena Frazão de Vilaça, Teresa Oliveira, Raquel Cardoso, Elisabete P. C. Ardachessien, Jaqueline Castanheira, Manuela Sousa, Maria João Oliveira, Marina Silva, Virgínia Caetano, J. A. Machado |
Palavras-chave: | Educação pelos pares Prevenção do SIDA Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" Projecto Nacional de Educação pelos Pares |
Data: | Set-2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | O Projecto Nacional de Educação pelos Pares, focado na sexualidade e prevenção do VIH/ SIDA, foi criado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” no âmbito do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ). O processo de aprendizagem, desenvolvido a partir do diagnóstico das necessidades de formação do público-alvo, recorre a metodologias activas que visam educar os adolescentes para uma vivência gratificante da sua sexualidade e prepará-los para assumirem o seu papel de “pares educadores” de colegas mais jovens. Esta educação de pares dirigida a alunos que frequentam o 3º ciclo do Ensino Básico é dinamizada, numa primeira fase, por jovens voluntários universitários organizados em Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI) e no Teatro Universitário de Intervenção (TUI). Estes voluntários, com o acompanhamento de professores destacados para o CAOJ, responsáveis pela sua formação pedagógica, desenvolvem o projecto com alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade. No terceiro ano de formação, os alunos do 3º ciclo organizados em Brigadas Escolares de Intervenção (BEI) iniciam a sua acção como educadores dos colegas mais novos, geralmente dos 2º e 1º ciclos. Esta comunicação, pretende mostrar a dinâmica deste Projecto desenvolvido em cinco escolas EB2/3 do Porto e discutir, com base em evidências recolhidas junto dos professores, voluntários e alunos envolvidos, alguns resultados obtidos neste ano lectivo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32641 |
ISBN: | 978-972-8746-71-1 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Galaico-Aguiar et al(2009)_2046-2065.pdf | Documento principal | 431,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |